Imposto de Renda 2020: veja o que mudou

Está aberto o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2020, ano-base 2019. Até o dia 30 de junho, cerca de 32 milhões de contribuintes deverão acertar as contas com o Fisco. De acordo com a Receita Federal, até início desta semana aproximadamente 15 milhões de trabalhadores fizeram a declaração.

Quem estiver obrigado e não apresentar ou entregar a declaração fora do prazo vai pagar multa de no mínimo R$ 165,74, mesmo que não tenha imposto a pagar. O valor máximo é o equivalente a 20% sobre o IR devido. Mas, ninguém quer pagar multa ou cair na malha fina.

Anúncio

Confira as dicas para não errar na hora de fazer sua Declaração de Imposto de Renda, pois em 2020, há algumas novidades. Por exemplo, as restituições serão pagas mais cedo, em cinco lotes, e não mais em sete, como foi até o ano passado. O primeiro lote de restituição do IR 2020 será liberado já em maio, no dia 29.

Para o ano de 2020 foram incorporadas ao programa várias opções que facilitam a vida do contribuinte. Ele pode transmitir a declaração, gravar cópia de segurança, retificar e imprimir dentro do programa. Quem tem certificado digital, pode acessar o Meu Imposto de Renda, no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Publicidade

Por outro lado, neste ano, o contribuinte não poderá mais deduzir o valor da contribuição patronal paga à Previdência Social pelo empregador doméstico.

A tabela de IR também não foi reajustada, acumulando, desde 1996, defasagem de mais de 100%. A Receita estará mais atenta às movimentações financeiras e a inconsistências quanto a variação patrimonial dos contribuintes.

Anúncio

Também é obrigatório, a partir deste ano, incluir o CNPJ das instituições financeiras onde o contribuinte mantém conta corrente e onde tiver aplicações financeiras, principalmente em renda variável, como Bolsas de Valores.

O contribuinte terá ainda que informar se os bens e direitos pertencem ao titular da declaração ou aos seus dependentes. Num campo específico, também deverá ser informado o CNPJ ou CPF relacionado ao bem ou ao direito.

Publicidade
Sair da versão mobile