FGTS: veja como descobrir o saldo que está nas contas do fundo de garantia

Uma das principais dúvidas que os trabalhadores tem quando o assunto é o FGTS diz respeito à consulta de saldo. Nesse sentido, há várias opções. Afinal, tão importante quanto ter o recolhimento mensal do FGTS é a possibilidade de acompanhar o montante que está disponível em conta. Por isso, veja quais são as formas de consultar o saldo do FGTS logo abaixo.

Como saber qual é o seu saldo de FGTS?

Atualmente, existem vários caminhos pelos quais o trabalhador de carteira assinada pode seguir para então descobrir qual é o seu saldo de FGTS. Algumas destas possibilidades estão apresentadas logo a seguir.

Anúncio

Saldo FGTS por SMS

Há várias formas para acompanhar os depósitos e o saldo total das contas do fundo de garantia, sendo que o recebimento por SMS (mensagem de texto) é uma das opções mais práticas.

Porém, é preciso, em primeiro lugar, fazer a adesão por esta modalidade de recebimento de informações, o que pode ser feito pelo site oficial da Caixa na Internet ou pelo próprio aplicativo do FGTS, que está disponível para os dispositivos móveis com sistema operacional Android e/ou iOS (aparelhos Apple).

Saldo FGTS por correspondência

Uma outra forma de receber o extrato do FGTS é na própria residência em que o trabalhador reside, o que pode ser feito a cada 2 (dois) meses para aqueles que fizerem essa opção.

Publicidade

Para ser incluído nesta opção de conhecimento do saldo do FGTS, o trabalhador deve informar o seu endereço completo e atualizado no site da Caixa na Internet. Além disso, esse procedimento também pode ser feito diretamente em uma agência física da Caixa Econômica Federal (CEF) ou por meio de uma ligação telefônica para o seguinte número: 0800 726 01 01.

Saldo FGTS no site ou no aplicativo

A consulta do saldo do FGTS também pode ser feita pessoalmente, diretamente no balcão de atendimento de uma agência da Caixa. Porém, outras opções que podem ser mais acessíveis são o site da Caixa e o aplicativo oficial do FGTS.

Anúncio

Se a opção escolhida for o site da Caixa, é preciso, em primeiro lugar, informar o NIS (Pis / Pasep), número que pode ser consultado na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e utilizar uma senha que tenha sido cadastrada pelo próprio trabalhador.

Além disso, é possível também usar a chamada Senha Cidadão. E, se for o caso, a página também oferece a opção de Recuperar Senha, mas ainda assim, é preciso informar o NIS primeiramente.

Publicidade

Por outro lado, se a opção de interesse for o download do aplicativo do FGTS, ele pode ser baixado na loja de aplicativos dos celulares de sistema operacional Android e/ou iOS (aparelhos Apple). Se preferir, os links diretos para o download dos aplicativos estão indicados logo em seguida.

Sair da versão mobile