FGTS saque extraordinário: Veja como e quando consultar o valor a ser liberado

De acordo com a Caixa, a partir do dia 20 de abril, os trabalhadores poderão sacar até R$ 1.000 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Qual valor a ser liberado?

O valor a ser liberado dependerá do saldo que cada pessoa possui no fundo, considerando a soma dos valores disponíveis de todas as suas contas do FGTS.

Anúncio

Calendário do saque extraordinário do FGTS

O calendário do Saque Extraordinário foi divulgado pela Caixa Econômica Federal e definido, de acordo com o mês de aniversário de cada trabalhador, sendo assim, os primeiros a receberem serão os nascidos no mês de janeiro. Veja abaixo:

Como sacar o FGTS?

O novo saque do FGTS será disponibilizado em uma Conta Poupança Social Digital, que poderá ser movimentada através do aplicativo Caixa Tem, disponível para celulares Android e iOS.

O trabalhador que não possui conta no Caixa Tem não precisará se preocupar, tendo em vista que o processo de abertura da Conta Poupança Digital será realizado automaticamente pela Caixa em nome de cada trabalhador.

Publicidade

Consulta do valor

A partir do dia 8 de abril, o trabalhador poderá conferir o valor que vai poder sacar e a data que o dinheiro vai ser liberado pelo aplicativo do FGTS ou pelo site. De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque.

O crédito do Saque Extraordinário do FGTS será realizado em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores.

Anúncio

Após o crédito dos valores, o cidadão poderá pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em estabelecimentos comerciais pagando com o QR code nas maquininhas, tudo por meio do aplicativo Caixa Tem.

O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias, sendo que o cliente pode realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

Publicidade

O trabalhador que não quiser fazer o Saque Extraordinário do FGTS deverá acessar o Aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.

Se o dinheiro estiver na Conta Poupança Social Digital, o trabalhador poderá optar pela anulação do crédito automático, por meio dos mesmos canais, até 10 de novembro de 2022. Outra opção é não mexer no valor liberado para que o recurso retorne corrigido à conta do FGTS, depois de 15 de dezembro de 2022.

Anúncio

Como consultar se tenho saldo nas contas do FGTS?

Os trabalhadores interessados em consultar os valores que possuem de saldo do FGTS podem realizar a consulta por meio das seguintes plataformas:

Anúncio
Sair da versão mobile