FGTS Calamidade: veja quem tem direito ao saque em setembro

O saque FGTS Calamidade será concedido a milhares de trabalhadores de 13 municípios afetados pelas enchentes do meio do ano onde foi reconhecida a situação de emergência. Os beneficiários das 13 cidades de Alagoas devem ficar atentos aos prazos para realizarem os saques.

De acordo com dados da Caixa Econômica Federal , os trabalhadores têm o prazo de 90 dias depois do reconhecimento de calamidade para fazerem a solicitação do saque.

Anúncio

Para solicitar o benefício, é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.

Prazo limite para solicitar o saque FGTS Calamidade, por cidade

Publicidade

Fonte: Caixa Econômica Federal

Outros 13 municípios que também tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento já tiveram o prazo limite para o saque expirado. Por isso, os trabalhadores que perderam o prazo não podem mais solicitar o benefício em: Barra de São Miguel, Coité do Nóia, Coruripe, Feliz Deserto, Maceió, Marechal Deodoro, Penedo, Coqueiro Seco, Jacuípe, Igreja Nova, Matriz de Camaragibe, Rio Largo, São Miguel dos Campos

Anúncio

Como solicitar o saque FGTS Calamidade

Não é necessário comparecer a uma agência para dar entrada na solicitação. Ela pode ser feita pelo celular, no aplicativo FGTS, que está disponível para download gratuito nas plataformas digitais (para Android e iOs).

  1. Após o download do app FGTS e com informações de cadastro inseridas, vá na opção “Meus saques” e selecione “Outras situações de saque”. Clique em “Calamidade pública” — e informe o município
  2. Depois disso, selecione no aplicativo a opção para receber o valor, entre “Crédito em conta bancária de qualquer instituição” ou “Sacar presencialmente”
  3. Encaminhe os seguintes documentos: foto de documento de identidade (também são aceitos carteira de habilitação ou passaporte) e comprovante de residência (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio) em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a), é necessário ainda enviar Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável
  4. Envie a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis
  5. Em caso de dúvidas, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato pelo Fale Conosco, no número 0800 726 0207.

 

Publicidade
Sair da versão mobile