FGTS: Caixa libera novos saques nesta segunda-feira (10)

FGTS

Nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, a Caixa Econômica Federal – CEF libera o crédito de novos saques do FGTS emergencial para o grupo de trabalhadores que nasceram no mês de julho. Em um primeiro momento, os pagamentos serão feitos na conta poupança social digital da Caixa. Por enquanto, os valores estarão disponíveis apenas para fazer pagamentos e compras por meio de um Cartão de Débito Virtual. Nessa etapa de pagamentos, a Caixa estima que será pago um valor de aproximadamente 3,3 bilhões de reais aos trabalhadores.

O saque em espécie e as transferências dos trabalhadores nascidos em julho ficarão liberados somente no dia 17 de outubro. Até lá, o dinheiro do FGTS para este grupo só poderá ser movimentado dentro do aplicativo da Caixa.

Anúncio

O primeiro grupo a ter os seus respectivos créditos de FGTS liberados foram os trabalhadores que nasceram no mês de janeiro. Para esta parcela de beneficiários, a liberação dos créditos começou no dia 29 de junho. E quanto aos saques e transferências, os aniversariantes de janeiro puderam fazer esses procedimentos a partir do último dia 25 de julho.

Liberação do FGTS Emergencial

A nova liberação dos valores do FGTS neste ano de 2020 se deu por conta de uma Medida Provisória do Governo Federal, que foi criada em função da pandemia do novo coronavírus, que influenciou diretamente nas atividades econômicas como um todo e afetou a renda dos trabalhadores. Inclusive, muitos deles perderam os seus empregos e viram no FGTS, uma oportunidade de complementar a renda mensal.

Publicidade

No entanto, a Medida Provisória perdeu a sua validade no último dia 4 de agosto. Isso aconteceu depois que o Congresso Nacional deixou de votar a medida no tempo previsto. Diante disso, a Caixa Econômica Federal informou que, mesmo assim, não vai deixar de seguir o calendário que já está previsto para os pagamentos do FGTS emergencial aos trabalhadores.

De acordo com informações do Ministério da Economia, liderado pelo atual ministro Paulo Guedes, um novo decreto deve ser editado para disciplinar a produção dos efeitos que o fim da validade da medida provisória causou.

Anúncio

FGTS emergencial – Calendário de Pagamentos

Para evitar que as agências da Caixa fiquem aglomeradas, o banco determinou datas diferentes para a liberação do crédito do FGTS na conta poupança digital e para os saques em espécie e transferência entre contas dos valores.

O calendário que foi criado pela Caixa considerou como critério o mês de nascimento dos trabalhadores. Um movimento muito parecido com o que está sendo colocado em prática para os pagamentos do Auxílio Emergencial de 600 reais.

Publicidade

O calendário do saque emergencial do FGTS está apresentado logo em seguida.

Mês de Nascimento – Janeiro
Crédito na Conta – 29 de junho
Saques e Transferências – 25 de julho

Anúncio

Mês de Nascimento – Fevereiro
Crédito na Conta – 6 de julho
Saques e Transferências – 8 de agosto

Mês de Nascimento – Março
Crédito na Conta – 13 de julho
Saques e Transferências – 22 de agosto

Anúncio

Mês de Nascimento – Abril
Crédito na Conta – 20 de julho
Saques e Transferências – 5 de setembro

Mês de Nascimento – Maio
Crédito na Conta – 27 de julho
Saques e Transferências – 19 de setembro

Mês de Nascimento – Junho
Crédito na Conta – 3 de agosto
Saques e Transferências – 3 de outubro

Mês de Nascimento – Julho
Crédito na Conta – 10 de agosto
Saques e Transferências – 17 de outubro

Mês de Nascimento – Agosto
Crédito na Conta – 24 de agosto
Saques e Transferências – 17 de outubro

Mês de Nascimento – Setembro
Crédito na Conta – 31 de agosto
Saques e Transferências – 31 de outubro

Mês de Nascimento – Outubro
Crédito na Conta – 8 de setembro
Saques e Transferências – 31 de outubro

Mês de Nascimento – Novembro
Crédito na Conta – 14 de setembro
Saques e Transferências – 14 de novembro

Mês de Nascimento – Dezembro
Crédito na Conta – 21 de setembro
Saques e Transferências – 14 de novembro

De acordo com as informações da Caixa, as datas que foram apresentadas acima serão mantidas independente do término da validade da Medida Provisória. Cabe aos trabalhadores, então, esperarem o dia em que poderão movimentar, sacar ou transferir os seus valores de FGTS Emergencial.

Sair da versão mobile