FGTS 2023 liberado para comprar carro novo? Confira

Hoje em dia, para comprar um carro 0 km no Brasil, é necessário gastar um valor considerado alto. Até mesmo para comprar um carro popular, a quantia que se demanda não é baixa. Inclusive, o IPVA 2023 já está disponível e com valor maior comparado ao ano anterior.

Por exemplo, para comprar um Renault Kwid Zen, que entra na categoria de carros com preços mais acessíveis, é preciso gastar entre R$ 60 mil reais e R$ 70 mil reais. Reforçando que esse carro representa um dos modelos menos caros do país.

Anúncio

Sobre isso, com o principal objetivo de auxiliar o cidadão brasileiro na meta de comprar um carro novo, ou até mesmo um carro usado, para colocar na garagem, existe um projeto de lei que visa liberar o saque do FGTS para a compra de veículos.

O Projeto de Lei de número 2679/22, que é de autoria do deputado Pedro Lucas Fernandes, do Partido União Brasil, do estado do Maranhão (MA), foi apresentado no mês de outubro do ano passado, e se encontra em processo de tramitação no Poder Legislativo, na Câmara dos Deputados.

Publicidade

Sobre o seu próprio projeto de lei, o deputado Pedro Lucas Fernandes afirma que a nova medida tem como objetivo incentivar o mercado automotivo nacional. Para além disso, também se objetiva aquecer a economia do país e, como consequência, gerar mais empregos na área em questão.

FGTS liberado em quais situações?

Nesse sentido, é importante lembrar que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) somente pode ser utilizado, atualmente, nas seguintes situações que estão indicadas logo a seguir:

Anúncio

Dessa forma, caso o projeto de lei siga avançando nas casas legislativas e venha, em um futuro próximo, ser aprovado pelo Congresso Nacional, isso significa dizer que a compra de veículos viria a ser incluída na lista que foi apresentada logo acima.

Venda de veículos no Brasil

De acordo com as informações da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que é a associação que representa as montadoras, as vendas dos automóveis fecharam o ano passado em queda de 0,7% quando comparadas com o ano anterior. No entanto, a primeira previsão para esse ano de 2023 é um crescimento de 3% em relação ao ano anterior.

Publicidade

Na primeira coletiva de imprensa do ano, o atual presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, destacou que as vendas de veículos precisam ser estimuladas para que a marca de 2 milhões de carros emplacados seja superada nesse ano.

Portanto, se você está precisando trocar de carro nesse ano de 2023, é bom acompanhar as novidades em relação ao projeto de lei que foi indicado anteriormente. Afinal, pode ser que em breve, você já possa usar o dinheiro do seu FGTS para comprar um carro novo, ou usado, para a sua garagem.

Anúncio
Sair da versão mobile