FGTS 2021: veja como pedir o pagamento do saque aniversário

A Caixa Econômica Federal – CEF fez o anúncio de uma nova linha de crédito que dá a possibilidade para o trabalhador que fez a opção pela modalidade do Saque Aniversário do FGTS antecipar as suas parcelas do fundo de garantia em até 3 (três) anos.

O novo empréstimo que foi liberado pela Caixa vai disponibilizar valores a partir de R$ 2 mil reais, que foram obtidos pela soma dos três saques aniversários que podem ser antecipados pelo trabalhador, uma vez que o valor mínimo por operação, seguindo de acordo com cada período de antecipação, é de R$ 300 reais.

Anúncio

No que diz respeito às taxas de juros que são praticadas, uma das principais preocupações dos trabalhadores que vão tomar algum empréstimo, elas são as menores cobradas no mercado: de 0,99% por mês. Além disso, é válido ressaltar que a data de crédito do último ano não pode ultrapassar o limite de 999 dias contados a partir do momento da contratação do empréstimo.

Em tempos de crise econômica e sanitária, essa não deixa de ser uma novidade que pode agradar o bolso dos trabalhadores brasileiros que, mesmo optando pela modalidade do Saque Aniversário do FGTS, não conseguiram aliviar o orçamento doméstico e familiar. Afinal, sobre isso, é válido lembrar que o Saque Aniversário do FGTS é uma modalidade de saque que não permite ao trabalhador sacar o valor total das suas contas do fundo de garantia.

Publicidade

Em resumo, nesse método específico de saque do FGTS, o trabalhador apenas tem a oportunidade de sacar uma parte das suas contas do fundo, e não o valor integral. E diante dessa realidade, pode ser que o valor sacado pelo trabalhador no seu mês de aniversário não seja o suficiente para que ele consiga garantir algum respiro financeiro para as suas dívidas.

Empréstimo FGTS da Caixa Econômica Federal (CEF)

Para que tenha o direito de contratar o novo empréstimo da Caixa por meio da antecipação do FGTS, o cidadão precisa cumprir com alguns requisitos importantes. E estes requisitos são os seguintes:

Anúncio

Além disso, para além dos requisitos gerais que foram citados anteriormente, o trabalhador que quer solicitar este tipo de empréstimo para a Caixa também precisa, obviamente, aderir à modalidade do saque-aniversário do FGTS. E para fazer essa solicitação, é muito simples. Todo trabalhador tem o direito de fazer esse pedido para a Caixa, ainda que não estejam interessados na solicitação de empréstimo para o banco público.

Como solicitar o pagamento antecipado do FGTS

A solicitação para fazer parte da modalidade do Saque Aniversário do FGTS pode ser realizada pelo trabalhador em diversos canais de atendimento. Este pedido por ser feito:

Publicidade

Os dois aplicativos que foram citados anteriormente estão disponíveis para serem baixados nos dispositivos móveis cujo sistema operacional é o Android ou o iOS (aparelhos Apple).

Logo depois que a adesão ao Saque Aniversário foi concluída, o trabalhador que tem interesse em pegar o dinheiro antecipado na forma de empréstimo, já pode fazer a contratação do empréstimo por meio da plataforma digital do FGTS (aplicativo) se utilizando do seguinte Passo a Passo:

Anúncio

Lembrando que tanto o Saque Aniversário do FGTS quanto o pagamento antecipado do mesmo na forma de empréstimo são alternativas que são oferecidas para o trabalhador. Ou seja, isso significa que nenhum trabalhador é obrigado a se inscrever nestas modalidades de saque do FGTS. Os dois serviços são opcionais e dependem do único e exclusivo interesse do beneficiário para que sejam aplicadas.

Sair da versão mobile