FCM-MG divulgou as obras literárias do Vestibular de Medicina 2024.2

Confira as obras literárias que serão cobradas no Vestibular de Medicina 2024.2 da FCM-MG

FCMMG (Imagem: Divulgação)

A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) é uma das instituições de ensino mais tradicionais do estado, sendo a segunda escola de Medicina mais antiga de Minas Gerais, instalada em Belo Horizonte há mais de 70 anos.

A FCM-MG oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia, além de cursos de pós-graduação, mestrado e residência médica.

Anúncio

Obras Literárias Vestibular de Medicina FCM-MG 2024.2

Para o Vestibular de Medicina 2024/2, a FCM-MG divulgou a lista de obras literárias obrigatórias, que são:

Essas obras são exemplos de literatura afro-brasileira, que expressa a voz, a cultura e a história dos negros no Brasil, denunciando o racismo, a desigualdade social, a violência e a marginalização que sofrem na sociedade brasileira.

As autoras dessas obras são mulheres negras, que vivenciaram a pobreza, a favela, a discriminação e a resistência, e que transformaram suas experiências em arte e militância.

Publicidade

Quarto de despejo é um diário escrito por Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra, pobre, mãe solteira e moradora da favela do Canindé, em São Paulo, entre 1955 e 19602. A obra é uma reunião de cerca de 20 cadernos, nos quais a autora narra o seu cotidiano de luta pela sobrevivência, como catadora de lixo, e pela educação de seus três filhos. A obra revela a fome, a miséria, a violência, o preconceito, a solidão, a religiosidade, a esperança e a dignidade da autora e de seus vizinhos na favela. A obra foi um sucesso de público e de crítica, sendo traduzida para 13 idiomas e comentada por grandes nomes da literatura brasileira, como Manuel Bandeira, Raquel de Queiroz e Sérgio Milliet2.

Becos da Memória é um romance escrito por Conceição Evaristo, uma mulher negra, nascida em Belo Horizonte, que viveu em uma favela até os 25 anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro3. A obra é uma ficção baseada nas memórias da autora e de outros moradores de uma favela às vésperas de um desfavelamento, ou seja, de uma remoção forçada pelo poder público. A obra é narrada por Maria Nova, uma menina esperta e curiosa, que percorre os becos da favela, ouvindo as histórias, os sonhos, as dores, as alegrias e as resistências dos moradores. A obra é uma homenagem à memória coletiva dos negros e dos favelados, que são apagados pela história oficial, e uma denúncia das injustiças e das violências que sofrem na sociedade brasileira3.

Anúncio

As obras literárias obrigatórias para o Vestibular de Medicina 2024/2 da FCM-MG são, portanto, obras que valorizam a literatura afro-brasileira, que é uma literatura de resistência, de denúncia, de afirmação e de celebração da identidade e da cultura negra no Brasil.

Essas obras são importantes para ampliar o repertório cultural, histórico e social dos candidatos, bem como para estimular a reflexão crítica sobre a realidade brasileira e sobre os desafios para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Publicidade

Provas Vestibular de Medicina FCM-MG 2024.2

A prova do vestibular de Medicina da FCM-MG será aplicada no dia 19 de maio de 2024. Ela será composta por seis provas de múltipla escolha e três provas dissertativas, abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Química, Biologia, Física, Matemática e Inglês, além de duas redações. A prova tem duração de cinco horas e é realizada em etapa única.

Sair da versão mobile