Estudar contabilidade: conheça as principais áreas de atuação

Você conhece todas as áreas de atuação em contabilidade? Se você considera estudar o assunto, talvez valha a pena conhecer todas as possibilidades de carreira para tomar uma decisão mais consciente.

O tempo em que um contador era uma pessoa de camisa social e gravata, sentado em uma mesa abarrotada de papéis e com uma calculadora nas mãos, acabou. Hoje, quem estuda o assunto tem uma série de opções em um escritório de contabilidade.

Anúncio

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Contador é uma das mais tradicionais áreas de atuação em contabilidade

Não dá para deixar de mencionar a mais tradicional das áreas de atuação em contabilidade que não o contador. No entanto, não pense que é porque ele é um caminho tradicional do segmento que não há nenhum tipo de novidade no assunto.

Publicidade

O contador de escritório de contabilidade tem a função de lidar com a prestação de serviços para os clientes. Por isso, ele é o responsável por fazer a folha de pagamento das empresas contratantes, declaração de impostos e toda a parte necessária para isso.

No entanto, a profissão de contador mudou com a popularização da Internet. Com isso e com o aumento das tecnologias contábeis, muitas outras funções passaram a ser realizadas pelo profissional.

Anúncio

Um exemplo claro é o aumento exponencial do BPO financeiro. Atualmente, empresas de todos os tipos e tamanhos usam esse tipo de recurso, poupando tempo e esforço de seus funcionários nessas áreas.

Analista contábil é uma possível área para os formados em contabilidade

Uma área interessante para quem é formado em contabilidade é a de analista contábil. Esse profissional deve estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade do seu estado e tem como função atuar em empresas de forma a fazer análises e relatórios contábeis para os administradores do negócio.

Publicidade

Normalmente, o analista contábil é contratado por empresas de grande porte ou trabalha em escritórios que oferecem o serviço de consultoria e análise contábil. Por isso, ele pode trabalhar tanto com um contexto só ou com vários.

A importância do analista contábil é enorme, uma vez que ele fornece as informações e recursos necessários para que a gerência possa tomar decisões. Por exemplo, é pelos relatórios dele que a diretoria pode entender qual tipo de empréstimo é melhor para financiar o seu crescimento, qual o regime tributário mais interessante e outras ações específicas.

Anúncio

Atualmente, o salário médio de um analista contábil está ao redor de R$3.345,00 de acordo com o site Vagas.com.br.

Auditor contábil é uma profissão em grande crescimento no momento

Quem estudar contabilidade pode atuar como um auditor contábil para empresas de auditoria e escritórios de contabilidade. Sua função é verificar todos os processos da empresa e analisar todos os dados disponíveis para averiguar se foi tudo feito da maneira correta ou se há alguma fraude, erro ou omissão de informação.

Anúncio

A importância de um auditor contábil não dá para ser subestimada. Uma boa auditoria pode salvar uma empresa de um desastre vindouro, seja intencional, seja sem querer. Além disso, ele tem uma função importante dentro da estratégia de compliance financeiro da companhia. Afinal, ele não só verá se a ação de compliance tem resultados, como ajudará a propor soluções e alternativas.

Cargos de gestão aguardam o profissional contábil

Houve um tempo em que os cargos de gestão ficavam com os fundadores, empreendedores e familiares deles. Depois, as empresas passaram a privilegiar os profissionais do setor de compras. Afinal, eles tinham maior input nos gastos do negócio e teriam um controle mais austero do dinheiro da companhia.

Agora, no entanto, a grande tendência entre as empresas de grande porte é promover os profissionais contábeis para os cargos de gestão e direção da empresa. Isso acontece por causa da óbvia facilidade com os números e visão sistêmica da vida financeira da empresa.

Assim, os profissionais que aprenderam contabilidade podem atuar na diretoria das empresas, em cargos de gerência ou de controle dos rumos do negócio. Não é raro que um profissional de formação contábil chegue a CEO do negócio, embora esse seja um cargo mais de relações do que de operação.

A administração pública é uma das áreas de atuação em contabilidade

Por fim, vale mencionar o fato de que há espaço para profissionais contábeis dentro da máquina pública. Aliás, toda a sociedade pode ganhar muito com a presença desses talentos na administração pública.

O contador do setor público tem como função manter as contas de órgãos públicos em dia, analisar dados financeiros, fazer relatórios e o controle orçamentário dos dados. O maior número de vagas para esses profissionais está no Tribunal de Contas, que é o órgão responsável por fiscalizar os gastos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

Além disso, o contator ainda poderá ter bastante sucesso ao trabalhar como consultor ou assessor no setor legislativo, ajudando na elaboração de leis e na projeção de impactos de outros projetos. Do lado do poder Executivo, o profissional pode ser vital no controle dos gastos e na boa execução financeira, além da elaboração de políticas públicas para dinamizar o setor econômico. Por fim, no poder Judiciário, o contador pode ter uma carreira de sucesso dentro da área de fiscalização contra crimes financeiros.

E aí, gostou de aprender sobre as áreas de atuação em contabilidade? Comente abaixo dizendo qual delas é a sua favorita!

Sair da versão mobile