Enade 2021: Instituições Públicas tiveram melhor desempenho no Exame, veja os números

Enade

Enade ( foto www.inep.gov.br)

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, que avaliou estudantes concluintes de cursos de graduação de áreas específicas, foram divulgados, nesta segunda-feira (12/09) pelo MEC/INEP.

De acordo com a Pasta, pela primeira vez, desde a criação em 2004, o exame teve participação de mais estudantes de cursos de educação à distância (52%) que em presenciais (48%). Nesta edição foram 492 mil estudantes inscritos, sendo que 370 mil fizeram a prova.

Anúncio

Número de matriculados

Os matriculados em instituições privadas são maioria, sendo que os inscritos no exame somam:

Nota Enade 2021

De acordo com o MEC, proporcionalmente, foram as instituições públicas que mais obtiveram a nota máxima no Conceito Enade, que é 5. Veja abaixo:

Cursos

Os cursos da educação presencial obtiveram melhor desemprenho no Conceito Enade.

Publicidade

Perfil Socioeconômico

Além dos resultados nas provas, o Enade permite ainda traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados, por meio do Questionário do Estudante. Na edição de 2021, um total de 409.927 inscritos responderam ao questionário que pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos.

Foi identificado que o perfil predominante é de mulheres (64%) com mais de 24 anos, solteiras, com pais sem ensino superior e renda familiar de até 3 salários-mínimos e que trabalham mais de 20 horas por semana.

Anúncio

Quarenta e dois por centos dos estudantes que responderam ao questionário foram beneficiados por subsídios ou financiamentos públicos. Dentro desse percentual, 25% foram beneficiados por programas do Governo Federal. O perfil predominante entre eles é de pessoas com renda familiar de até 3 salários-mínimos, que são os primeiros da família com acesso à educação superior e que ingressaram por meio de políticas afirmativas.

Enade

O Enade avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório: apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau.

Publicidade

A cada edição, o exame se dedica a um ano de um ciclo avaliativo trienal. Em 2021, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

Fonte https://www.gov.br/pt-br/

Anúncio
Sair da versão mobile