Empréstimo do Auxílio Brasil começa hoje; saiba onde pedir

Os mais de 20 milhões de cidadãos brasileiros que são beneficiários do programa Auxílio Brasil estavam esperando pela liberação do novo empréstimo consignado prometido pelo Governo Federal.

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil começa nesta segunda-feira, 10 de outubro. O Ministério da Cidadania autorizou a Caixa Econômica Federal e mais 11 bancos a oferecerem essa linha de crédito.

Anúncio

A taxa máxima de juros é de 3,5% ao mês. No entanto, cada banco pode adotar a taxa que quiser, desde que seja menor que 3,5%. O Ministério da Cidadania afirma que cada responsável familiar deve entrar em contato com os bancos autorizados para verificar qual a melhor proposta de empréstimo.

Confira abaixo a lista de bancos que oferecem a modalidade de empréstimo consignado do Auxílio Brasil:

Publicidade

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil – Taxa de juros é preocupante

Para fazer a tentativa de amenizar possíveis taxas de juros que sejam mais altas para os beneficiários do programa Auxílio Brasil, o Governo Federal tentou resolver essa questão, colocando um limite na taxa de juros que poderá vir a ser aplicada na nova modalidade de crédito a ser liberada para esses cidadãos.

Nas últimas semanas, o Ministério da Cidadania chegou a buscar fazer uma consulta junto ao Banco Central do Brasil (BCB) para então saber se a instituição financeira possui alguma prerrogativa para fixar o teto da taxa de juros para o empréstimo consignado, assim como os demais critérios que podem vir a ser adotados.

Anúncio

Os técnicos dos ministérios da Cidadania e da Economia temem que as instituições financeiras que irão disponibilizar o empréstimo consignado façam uma cobrança de juros mais altos da parte dos beneficiários.

Isso acontece por que, quanto mais altas vierem a ser as taxas de juros, por consequência maior será o endividamento das famílias brasileiras que estão devidamente cadastradas no programa Auxílio Brasil e que irão pedir o empréstimo consignado.

Publicidade

Empréstimo Consignado Auxílio Brasil – Grandes bancos não aderem à modalidade

Até o presente momento, poucas instituições financeiras de pequeno e médio porte, para além do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal (CEF), se interessaram e então fizeram o pedido de autorização para oferecer o empréstimo consignado.

Considerando que os grandes bancos privados não demonstraram interesse e, portanto, não pediram nenhum tipo de autorização para oferecer o empréstimo consignado, existe a preocupação de que, com a baixa concorrência percebida, as instituições financeiras que irão ofertar o crédito consignado aumentem, por conta própria, a taxa de juros.

Anúncio
Sair da versão mobile