Dicas de decoração com móveis rústicos

Cada vez mais famoso e presente em diversos ambientes, o estilo rústico deixou um pouco de lado casas de campo para começar a fazer parte das grandes cidades, se tornando assim uma tendência que veio pra ficar. Isso porque, além de ser diferente do que estamos acostumados ele também pode ser sustentável, dependendo do material, o que atrai ainda mais adeptos.

Contudo, justamente por ser diferente, ele pode causar receio no momento de decorar, afinal quando não utilizado da maneira adequada, pode deixar o ambiente bagunçado, misturando texturas, cores, tipos e móveis, etc. Pensando nisso, no post de hoje vamos oferecer algumas dicas para que você consiga transformar seu espaço com o estilo rústico. Vamos lá?

Anúncio

O estilo rústico

Mesmo que originalmente os móveis rústicos fossem mais utilizados em casas de campo, fazendas e sítios, atualmente eles se tornaram parte da composição de casas e apartamentos mais sofisticados. E sim, isso é completamente possível, se esse for o seu desejo.

Publicidade

A sofisticação é uma qualidade que pode ser atribuída a todos os estilos de decoração, desde que as combinações sejam harmônicas e elegantes. Ou seja, não necessariamente um ambiente com itens de vidro e espelho será sofisticado, se não possuir bom gosto. Portanto, a decoração rústica, mesmo com móveis de madeira, quando são harmonizados pode ser elegante e sofisticada.

Anúncio

Móveis

Os móveis rústicos geralmente possuem maior durabilidade e resistência que os demais, visto que sua matéria-prima é a madeira maciça. Inclusive, eles podem ser mesclados com outros materiais naturais, como palha, bambu e vime. Ainda que possuam um preço mais elevado, devido à mão de obra e material utilizado, o investimento é válido, visto que, como falado, eles são mais duráveis e resistentes que móveis comuns. O bacana é que eles podem ser incluídos em qualquer espaço, como banheiro, lavado, quarto, cozinha, espaço gourmet, etc. Além disso, se quiser personalizá-los você pode pintar com diferentes cores para poder combinar com a decoração de seu imóvel.

Publicidade

Plantas

Pelo fato de o estilo rústico remeter à natureza, coisas do campo e zona rural, utilizar plantas para preencher o ambiente pode ser uma ótima opção de decoração, pois além de contribuírem com o rústico, ainda oferecem vida ao espaço. Uma boa forma de incluir as plantas é utilizar vasos rústicos, mas caso não tenha muito espaço, é possível pendurá-las em cordas, utilizar suportes de alturas diferentes, colocá-las em prateleiras, jardins verticais, entre outros. O segredo aqui é utilizar materiais como madeira, corda e ferro para deixar o ambiente ainda mais rústico.

Anúncio

Contudo, para obter os melhores resultados, o ideal é encontrar plantas que possam ser cultivadas dentro de casa, para não se decepcionar. Lembre-se de fazer uma pesquisa para identificar quais são as espécies recomendadas e quais são os cuidados necessários.

Iluminação

Anúncio

Com a iluminação adequada seu imóvel será completamente transformado. Por isso, faça um planejamento para que ela possa estar em harmonia com a composição do ambiente e ele se torne ainda mais sofisticado. O ideal é utilizar iluminações mais quentes, visto que combinam com tons de madeira e criam um espaço aconchegante e acolhedor. Inclusive, opte por apenas um item entre lustres, pendentes ou plafons, para que você não misture diferentes estilos e sua casa se torne uma bagunça.

Materiais

 

O tijolo refratário é muito utilizado em ambientes rústicos, podendo der utilizado na parede da sala e áreas com lareiras. Isso porque, além de ser mais resistente ele ainda promove um toque amadeirado ao espaço. No entanto, para incluí-lo em seu imóvel é preciso verificar com a imobiliária a possibilidade de reformas para evitar dores de cabeça.

Além disso, outros itens fabricados por meio de altas temperaturas, como vidros, telhas e outros tijolos são ótimos para criar ambientes funcionais e ao mesmo tempo visualmente agradáveis em decorações rústicas. Esses materiais mencionados possuem diversas vantagens, como maior isolamento termoacústico, resistência contra umidade, alta durabilidade e versatilidade.

Objetos

Os objetos são essenciais para dar um toque final na decoração rústica e você pode utilizá-los de diversas formas. Itens que remetam ao cobre se tornaram referência para esse tipo de decoração, visto que lembram fazendas e sítios devido aos tachos para produzir doces e alambiques de cachaça. Além disso, eles possuem alta durabilidade podendo ser encontrados em lojas específicas ou até mesmo na casa dos avós. Independente da moda, esse tipo de objeto continua presente até os dias atuais, sendo uma maneira simples de incrementar seu espaço.

Gostou das dicas? Você pode incluir o estilo rústico em sua casa sem precisar fazer grandes reformas, mas se quiser, lembre-se sempre de verificar com sua imobiliária se existe essa possibilidade. Por mais diferente que esse estilo possa ser, o investimento vale muito a pena, visto que além de se diferenciar de outras casas, apartamentos e até mesmo ambientes comerciais, você ainda pode deixar seu lar mais confortável e aconchegante.

Sair da versão mobile