Dataprev faz consulta ao Auxílio Emergencial 2022 pelo site

Os dois últimos anos, em especial por conta da pandemia do novo vírus, foram marcados pela grande importância do pagamento de auxílios e de benefícios sociais no âmbito do Governo Federal, em especial, o Auxílio Emergencial. Desde o começo da pandemia, há mais de 2 (dois) anos atrás, muitas famílias passaram por dificuldades financeiras, e muitas delas ainda não conseguiram se recuperar financeiramente.

Principalmente por isso, é muito importante aprender a fazer a consulta do Auxílio Emergencial pelo Dataprev. É importante conferir se você ainda tem algum valor disponível, e além disso, saber tudo sobre o que restou dos pagamentos de retroativos.

Anúncio

Auxílio Emergencial 2022 – Fazer Consulta Online

Em primeiro lugar, é muito importante destacar que os beneficiários do benefício social Auxílio Emergencial no ano de 2020 ainda podem fazer a consulta do seu extrato pela Internet.

Apesar disso, de não haver exatamente parcelas “novas” sendo pagas para os beneficiários do Auxílio Emergencial neste ano de 2022, existe a possibilidade de fazer a consulta dos valores retroativos deste benefício social.

Publicidade

De acordo com as informações do Governo Federal, o último pagamento desse benefício social, que foi criado especialmente por conta da situação da pandemia do novo vírus, aconteceu no mês de outubro do ano passado.

Um número de mais de 36 milhões de brasileiros receberam a sétima parcela do Auxílio Emergencial no ano passado. Essa foi, portanto, a última parcela do benefício emergencial a ser paga pelo Governo Federal.

Anúncio

Todavia, apesar disso, muito recentemente, os pagamentos do benefício foram retomados como uma “compensação” para um número de milhares de beneficiários deste programa social.

Quem recebe o Auxílio Emergencial em 2022?

A título de informação, as chamadas novas parcelas do Auxílio Emergencial em 2022 são pagamentos exclusivos para o grupo dos pais solteiros que são chefes de família.

Publicidade

No ano de 2020, esses beneficiários não receberam a parcela do benefício em dobro. Todavia, as mães solteiras que são chefes de família, ou seja que estavam exatamente na mesma situação que os pais solteiros, receberam a parcela em dobro do auxílio.

Com isso, o Governo Federal está realizando o pagamento retroativo do Auxílio Emergencial para esse grupo de pais solteiros chefes de família em específico. Estes pagamentos estão acontecendo por conta de terem sido aprovados no Congresso Nacional.

Anúncio

Auxílio Emergencial 2022 – Como fazer a consulta?

Enfim, vamos a uma informação que interessa a muitos brasileiros. Nesse sentido, é muito importante lembrar que a consulta do Auxílio Emergencial pode ser feita pela Internet de uma forma muito simples e fácil, utilizando apenas o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física), e a senha do sistema gov.br. Todos os cidadãos podem verificar os detalhes sobre o seu pagamento do benefício emergencial.

Passo a Passo para fazer a consulta do Auxílio Emergencial 2022

Por fim, o passo a passo para fazer a consulta do valor neste ano de 2022 é este que está apresentado logo a seguir.

Anúncio
  1. Acessar o site oficial do Auxílio Emergencial no portal do Dataprev. Esse é o endereço oficial: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/ 
  2. Clicar onde diz: “Entrar com gov.br
  3. Logo depois, digitar o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física)
  4. Digitar a sua senha pessoal de acesso
  5. Pronto! Feitos os passos que foram indicados anteriormente, a tela principal irá apresentar todos os detalhes sobre os últimos pagamentos do Auxílio Emergencial 2022

É muito importante lembrar que os pais solteiros chefes de família que não receberam as parcelas retroativas e tem o direito de receber o Auxílio Emergencial 2022 podem procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo de suas respectivas residências.

Para finalizar, fica estabelecido que não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro para receber o valor do benefício retroativo. Afinal, a questão é que todas as informações necessárias são cruzadas pelo próprio sistema do Dataprev. Por sua vez, os pagamentos do Auxílio Emergencial 2022 acontecem de forma automática pela conta poupança digital social do aplicativo Caixa Tem.

Sair da versão mobile