Como receber o FGTS em 2023? Confira

FGTS

Nesse ano de 2023, receber o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) continuará a ser um direito garantido para os trabalhadores brasileiros.

O FGTS é um benefício social que funciona como uma espécie de poupança obrigatória, onde o empregador deve depositar todo mês um valor que é correspondente a 8% do salário do trabalhador em uma conta específica.

Anúncio

Com isso, o objetivo é o de garantir o bem estar financeiro futuro do trabalhador.

Como receber o FGTS em 2023

Para receber o FGTS em 2023, é necessário estar empregado em uma empresa que efetue os depósitos mensais na conta que foi aberta em nome do trabalhador.

Além disso, é muito importante manter os dados pessoais atualizados na Caixa Econômica Federal – CEF, que é, portanto, a instituição responsável por fazer a gestão dos valores de FGTS.

Publicidade

A forma de recebimento do FGTS pode variar de acordo com a situação do trabalhador. No caso de demissão sem justa causa, o trabalhador tem o direito de receber o saldo total da sua conta do FGTS.

Nesse caso em específico, é necessário comparecer em uma agência física da Caixa Econômica Federal (CEF) para fazer a solicitação do saque do fundo de garantia.

Anúncio

Uma outra situação em que o trabalhador pode receber o FGTS é no momento da sua aposentadoria. Nesse caso, o saque do FGTS pode ser feito de forma parcial ou total, a depender da opção do trabalhador. Para fazer isso, é necessário realizar a solicitação junto à Caixa Econômica Federal – CEF.

Além disso, existem diversas outras situações em que é possível fazer o saque do FGTS, como por exemplo, nos casos de doenças graves, de calamidades públicas, dentre outras que poderiam ser aqui citadas.

Publicidade

Para saber mais sobre essas situações e, principalmente, saber como solicitar o saque, é importante consultar o site oficial da Caixa Econômica Federal (CEF).

Informações Importantes

É muito importante ressaltar que o FGTS é um direito garantido para os trabalhadores e que deve ser utilizado de forma consciente e planejada, a fim de garantir uma reserva financeira para o futuro a longo prazo.

Anúncio

Por conta disso, é recomendado que o trabalhador faça um bom planejamento financeiro e utilize o FGTS de forma estratégica, evitando gastar o dinheiro de forma impulsiva ou desnecessária.

Em resumo, por fim, receber o FGTS em 2023 é um direito garantido para os trabalhadores brasileiros, desde que eles estejam empregados em uma empresa que efetue os depósitos mensais na conta do trabalhador.

Anúncio

Nesse sentido, é importante estar atento às diferentes situações nas quais é possível sacar o FGTS e utilizar o benefício de forma consciente e planejada.

Sair da versão mobile