Como consultar o CPF e regularizá-lo? Confira!

Para muitas pessoas o RG (Registro Geral) é o documento mais importante, mas, além dele, existe o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Para questões fiscais e financeiras, o CPF é mais relevante que o RG. Pense bem, para grande parte dos cadastros e até para realizar compras, o CPF é o documento mais solicitado. Observando que o CPF tem sim sua importância, é necessário tomar cuidado com o mesmo.

Como consultar?

Por meio do CPF podemos identificar se uma pessoa está com débitos no estado ou com a união. Mas, além disso, existe a possibilidade de consultar o CPF junto de instituições como o Serasa.

Anúncio

Desse modo, é possível identificar se o proprietário do CPF está devendo na “praça” e como está em geral a situação financeira do cidadão. Por exemplo: Instituições financeiras buscam informações em diversas instituições, na tentativa de levantar a maior quantidade de dados a respeito de um cliente. Ainda mais, quando esse cliente está solicitando uma linha de crédito.

Caso o banco descubra que a pessoa possui um histórico ruim, com dívidas em seu CPF, é natural que a instituição não libere os valores solicitados com “facilidade”.

Publicidade

Inclusive, questões como encargos e juros, podem aumentar devido ao histórico pouco confiável, por exemplo.

Já uma pessoa que conta com um bom histórico tem chances maiores de conseguir um financiamento longo e até a possibilidade de conseguir juros menores.

Anúncio

Sendo que todas essas consultas podem ser feitas por meio do Serasa. Vale destacar que algumas consultas estão liberadas mediante ao pagamento. Outras, que são consultas mais superficiais podem ser acessadas gratuitamente.

Por meio dessas consultas já é possível ver itens como:

Publicidade

Conseguir identificar se a pessoa está adimplente e se a mesma está sem débitos na receita, já é uma “mão na roda” na hora de conceder crédito ou até para fechar um negócio.

Como regularizar?

Se ao consultar o CPF a pessoa descobre que está com dívidas, ou com alguma situação fiscal junto à receita federal, o mais sensato a se fazer é:

Anúncio

Consultando por meio do site do Serasa, junto ao Serasa Score é possível ter uma visão geral no painel se existe pendência junto à receita ou se o seu nome está limpo na praça.

Se no painel inicial acusar a situação de algo que esteja “sujando o seu nome”, então é necessário clicar sobre o CPF para analisar de forma analítica e descobrir a origem do “problema”.

Anúncio

Vale mencionar que nessa parte, o Serasa faz a liberação gratuita de algumas ferramentas, como a análise do CPF junto a;

Outras áreas como

São itens que devem ser pagos por meio de uma assinatura junto ao Serasa. Existem três tipos de planos, o gratuito que libera várias possibilidades de consultas e outros dois planos que são pagos. O plano completo chega a cobrar até R$ 14,16 do cliente.

Depois de realizar as pesquisas e conseguir levantar as dívidas, chegou a hora de negociar as mesmas junto aos credores.

Uma coisa que pode ajudar você na hora de negociar as dívidas é atualizar o seu perfil de crédito junto do Serasa. Assim, é possível ter acesso a diferentes linhas de crédito, sendo que uma pode ser mais interessante ao seu perfil.

Com as informações em mãos, fica mais fácil monitorar e resolver eventuais problemas com o seu CPF.

Sair da versão mobile