Calendário PIS/PASEP 2022: Confira as datas de liberação do pagamento

O abono salarial do PIS/Pasep ganhou novas definições, com o calendário de pagamentos, que foi definido pelo governo e a restrição de pagamentos do benefício.

A expectativa dos trabalhadores era de que este ano o governo realizasse o pagamento do abono 2020 e 2021; todavia, em 2022, será liberado apenas o PIS/Pasep de 2020, os trabalhadores que exerceram atividade em 2021 vão receber o benefício apenas em 2023.

Anúncio

Pagamento do abono salarial

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), conselho responsável por gerir o abono salarial aprovou resolução que muda o calendário de pagamentos do PIS/Pasep, por isso os trabalhadores que deveriam receber o abono 2020 em 2021 receberão os valores em 2022.

Os trabalhadores que deveriam receber o abono 2021, que tradicionalmente deveria ser pago em 2022, tendo em vista que em regra geral o benefício é pago no ano seguinte, ficará para 2023.

Calendário de pagamentos

O novo calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2022 foi apresentado pelo governo ao Codefat, que agora deverá aprovar ou alterar o cronograma definido.

Publicidade

No calendário proposto pelo governo federal, confirmado pela União Geral de Trabalhadores (FGT), o pagamento do PIS (destinado aos trabalhadores de empresas privadas) começará no dia 8 de fevereiro para os nascidos em janeiro.

No caso do Pasep (destinado a servidores públicos) os pagamentos vão começar a acontecer no dia 15 de fevereiro para os trabalhadores com final da inscrição 1. Confira:

Anúncio

Calendário do PIS 2022

Calendário PASEP 2022

Publicidade

De acordo com as regras, o valor do PIS/Pasep é de até um salário mínimo, a depender de quantos meses foram trabalhados no ano de 2020. Assim, quem exerceu atividade o ano todo receberá R$ 1.212, já quem recebeu menos tempo receberá proporcional, confira abaixo os valores:

Anúncio
Sair da versão mobile