Caixa libera saque FGTS para cidades da Bahia; veja quais são e como pedir

Saques das contas ativas do FGTS serão realizados na Caixa

Na última sexta-feira, dia 4 de fevereiro de 2022, a Caixa Econômica Federal (CEF) liberou o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por calamidade para os moradores de algumas cidades do sul da Bahia. São elas:

As três cidades que foram citadas anteriormente estão localizadas na região sul do estado da Bahia. O Saque FGTS, em formato emergencial para o estado de calamidade, está sendo liberado para os trabalhadores de carteira assinada que moram nestas cidades por que elas foram atingidas pelas chuvas do mês de dezembro.

Anúncio

Os moradores das áreas que foram afetadas pelas chuvas, cujos endereços já vem sendo identificados pela Defesa Civil dos municípios desde que as chuvas atingiram o estado de calamidade pública, podem pedir o saque já a partir dessa semana.

Mas atenção! Para pedir este saque emergencial, é preciso ter saldo positivo na conta do FGTS, e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em um período que é inferior a 12 (doze) meses. Outra informação importante é que o valor máximo de FGTS que o trabalhador pode sacar neste caso é de R$ 6.220,00 reais.

Pedir Saque Emergencial do FGTS

O pedido pode ser feito pelo aplicativo FGTS, clicando na opção “Meus Saques“, no telefone celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência física da Caixa.

Publicidade

Ao fazer o pedido, é possível indicar uma conta da Caixa, incluindo a chamada Conta Poupança Digital Social do Caixa Tem, ou de qualquer outra instituição financeira reconhecida pelo Banco Central do Brasil (BC) para então receber os valores do fundo de garantia, sem nenhum custo adicional.

Para além das cidades de Itamaraju, Itapetinga e Jaguaquara, o saque emergencial do FGTS está autorizado pela Caixa para os moradores de outras cidades baianas. São elas:

Anúncio

Como pedir o Saque do FGTS

Documentos Necessários para pedir o Saque FGTS

Chuvas Fortes na Bahia – Entenda o caso

Ao todo, o número de 175 cidades do estado da Bahia foram afetadas pelas chuvas fortes. Além disso, o total de 856.917 pessoas sofreram as consequências do clima instável, sendo que muitas destas pessoas ainda estão tentando se recuperar dos prejuízos que foram causados.

Então, veja a realidade dessa situação de calamidade pública na Bahia em números:

Publicidade

As ocorrências de chuvas intensas foram registradas em 191 cidades baianas, do total de 417 municípios que o estado da Bahia possui atualmente.

Sair da versão mobile