Caixa libera consulta ao saque do FGTS Emergencial pelo app

A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou a partir desta sexta-feira, 19 de junho, a consulta do valor e da data do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio do aplicativo FGTS e do internet banking. Os beneficiários poderão realizar o saque de até R$ 1045 por pessoa, de contas ativas e inativas. A medida adotada pelo governo visa mitigar os impactos econômicos causados pelo novo coronavírus no país.

De acordo com a Caixa, as consultas já estavam disponíveis pelo site da Caixa ou pelo telefone 111 desde segunda-feira, 15 de junho. No entanto, vale ressaltar que por enquanto está disponível apenas a consulta do saldo. Os valores estarão disponíveis a partir de 29 de junho para os beneficiários nascidos em janeiro, mas o calendário irá variar em função do mês de nascimento dos trabalhadores.

Anúncio

Como será o pagamento do FGTS Emergencial?

Inicialmente o crédito do FGTS emergencial será feito em conta do beneficiário, ou seja, a pessoa poderá usar o valor para pagamento de contas, mas não poderá realizar o saque do valor em dinheiro. Todos os beneficiários vão receber o valor em uma conta poupança gratuita aberta pela Caixa.

O saque do dinheiro ou mesmo a transferência para outros bancos ou contas só será possível a partir do dia 25 de julho, mas também será variável em função do calendário divulgado pela Caixa.

Publicidade

Aqueles trabalhadores que não desejarem realizar o saque deverá informar pelo aplicativo do FGTS com pelo menos 10 dias de antecedência da data prevista do crédito. Quem esquecer de fazer a aviso, poderá desfazer o depósito para que o valor volte à conta do FGTS do beneficiário.

Números do Auxílio Emergencial

Segundo a Caixa, a Dataprev processou 106,3 milhões de registros, dos quais 64,1 milhões foram considerados elegíveis, dos quais 19,2 milhões eram beneficiários do Bolsa Família, 10,5 milhões do Cadastro Único e 34,4 milhões trabalhadores que fizeram o cadastro através do site e aplicativo do programa.

Anúncio

42,2 milhões de registros foram considerados não qualificados, dos quais 19,9 milhões foram feitos através do site e da aplicação do programa.

Outras 1,2 milhão de pedidos realizados pelo aplicativo e site estão em reanálise e 1,5 milhão ainda aguardam análise inicial.

Publicidade

Os trabalhadores podem consultar o status dos benefícios por meio do aplicativo de emergência ou do site auxilio.caixa.gov.br.

Sair da versão mobile