Bolsa Família 2021: Cresce pressão pela reformulação do benefício

Governo passou a ser pressionado para antecipar a reformulação do Bolsa Família, após a confirmação de extensão do auxílio emergencial, que irá até outubro de 2021.

Em resposta à pressão sofrida, o presidente Jair Bolsonaro informo que as mudanças serão do Bolsa Família serão implementadas em novembro.

Anúncio

O novo Bolsa Família vem sendo debatido há meses pela gestão pública, mas até o momento sua implementação não foi realizada.

Por causa do clima de instabilidade e falta de previsão para a renovação do projeto, Bolsonaro passou a ser cobrado pela imprensa e pela população, para uma tomada de decisão mais imediata.

Novo Bolsa Família funcionará a partir de novembro

Enquanto concedia coletiva de imprensa, na qual explicou a renovação do auxílio emergencial, o chefe de estado passou a ser questionado sobre o funcionamento do Bolsa Família.

Publicidade

Em resposta, afirmou estar ciente da proposta e que trabalha para aumentar em 50% o valor das mensalidades do projeto.

Por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, Bolsonaro pontuou algumas das propostas em planejamento por sua sua equipe.

Anúncio

Entre elas, há a criação de novos abonos, ampliação da faixa mínima de renda e aumento salarial.

Segundo Bolsonaro,  ministro Queiroga prevê que em mais três meses tenhamos o controle epidemiológico. O auxílio emergencial será estendido neste período , e  depois virá o Bolsa Família, que de acordo com o presidente deverá ter um valor substancial para proteger justamente a população mais frágil.

Publicidade

Ciente da pressão, o ministro da Cidadania, João Roma, também se pronunciou sobre o assunto e afirmou que a previsão é de que o projeto passe a operar em uma nova versão a partir de novembro.

De acordo com o ministro, assim que for encerrado o cronograma do auxílio emergencial, no mês de outubro, o BF terá uma turbinada em seus abonos.

Anúncio

Ele afirmou ainda que “em novembro entraremos com o novo programa social do governo fortalecido e ampliado para que os brasileiros possam avançar cada vez mais”

Quais as novas propostas pelo Bolsa Família?

Veja abaixo as propostas em análise:

Anúncio

Atuais valores do Bolsa Família:

O titular poderá receber um valor máximo de até R$ 375, estando dentro do teto orçamentário do coronavoucher.

Calendário do auxílio emergencial pelo Bolsa Família

Serão três novas parcelas, sendo que a 5ª parcela será paga em agosto, a 6ª parcela em setembro. E por fim, a 7ª e última parcela no mês de outubro.

Sair da versão mobile