Beneficiários vão receber o cartão do Auxílio Brasil

Na época do agora extinto Bolsa Família, os cidadãos que faziam parte do programa contavam com um cartão. O cartão era simples, vinha com a logo do programa, e servia para fazer os procedimentos mais simples em relação ao dinheiro que era pago pelo Governo Federal a título do bolsa, como por exemplo, consultar o saldo, fazer saques, entre outros processos disponíveis.

Agora, com o lançamento do Auxílio Brasil, cujos pagamentos estão em vigor há 4 (quatro) meses, o cartão do Bolsa Família continua a ser válido. Ou seja, aqueles cidadãos que já eram parte integrante do programa anterior e tinham o seu cartão podem continuar usando o mesmo para fazer os mesmos procedimentos de consultas e saques. Nesse sentido, o cartão do Bolsa Família não teve o seu uso invalidado com a chegada do Auxílio Brasil. Os beneficiários que foram mantidos na transição de um programa para o outro podem continuar usando o mesmo cartão sem problemas.

Anúncio

Porém, no caso dos novos beneficiários que foram aceitos depois que a transição de programas foi feita, estes devem receber o cartão do Auxílio Brasil em breve. Com isso, teremos que tanto o cartão do Bolsa Família quanto o cartão oficial do Auxílio Brasil poderão ser usados para a mesma finalidade, que é de acesso ao dinheiro do novo benefício pago pelo governo.

Em resumo, somente as pessoas que entraram no Auxílio Brasil a partir do mês de janeiro de 2022 vão receber o cartão específico do programa. Os demais beneficiários devem continuar utilizando o cartão com a logo do Bolsa Família para acessar o dinheiro com ele. Isso acontece por que os cidadãos que estavam sendo contemplados com o Auxílio Brasil nos meses anteriores – que seriam, no caso, novembro e dezembro do ano passado – eram quem já fazia parte do Bolsa Família e que, portanto, já contava com um cartão disponível para uso.

Até o presente momento, ainda não se sabe se todos os cartões do Bolsa Família vão ser substituídos. Se vier a se confirmar, este é um processo que deve acontecer de forma gradual, uma vez que o próprio envio do novo cartão do Auxílio Brasil já está acontecendo de forma a seguir uma sequência progressiva. Porém, apesar disso, tanto a consulta de saldo quanto o saque do dinheiro em si não dependem do cartão. Na verdade, ambos os procedimentos podem ser realizados por meio do aplicativo Auxílio Brasil e do Caixa Tem, disponíveis para os aparelhos celulares com sistema operacional Android ou iOS.

Publicidade
Sair da versão mobile