Auxílio Gás pode ter nova parcela neste mês de fevereiro; veja

O Governo Federal terminou de liberar os primeiros pagamentos do Auxílio Gás para o número de 5,4 milhões de famílias. Nesse sentido, o primeiro ciclo de pagamentos do novo benefício social foi encerrado na última segunda-feira, dia 31 de janeiro de 2022. E então, logo depois da conclusão do calendário de pagamentos do mês passado, muitos beneficiários já estão curiosos para saber quando vão receber a próxima parcela do Vale Gás Nacional.

Criado no final do ano passado, o Auxílio Gás é um benefício social que tem como objetivo servir como um apoio financeiro para as famílias que são de baixa renda na compra do gás de cozinha. Portanto, a cada 2 (dois) meses, o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) e o aplicativo Caixa Tem, vai fazer o pagamento de uma parcela de R$ 52,00. Esse valor foi definido por ser correspondente a 50% do valor total do botijão de gás GLP de 13 kg.

Anúncio

É válido destacar que embora a maior parte dos beneficiários tenham recebido os valores no último mês de janeiro – 5,4 milhões de famílias no total – um grupo específico de pessoas começou a receber o vale gás adiantado, ainda no ano passado.

Nesse sentido, os pagamentos do benefício foram liberados no mês de dezembro para 108 mil beneficiários. São pessoas que residem em municípios que se encontram em situação de emergência por conta das chuvas intensas que afetaram cidades dos estados da Bahia (BA) e de Minas Gerais (MG).

Publicidade

A partir do mês de janeiro de 2022, o Governo Federal liberou os pagamentos do Auxílio Gás para as demais famílias que se encaixam nos requisitos do novo programa, sendo que uma parte dessas famílias já são atendidas pelo programa Auxílio Brasil, projeto que substituiu o Bolsa Família a partir do mês de novembro do ano passado.

Auxílio Gás – Calendário dos Pagamentos de Fevereiro

Como pode ser explicado anteriormente, até o presente momento, 2 (dois) grupos de pessoas receberam o valor do Vale Gás Nacional em datas diferentes, o que acabou por deixar o funcionamento do programa um pouco incerto daqui em diante.

Anúncio

Enquanto uma divulgação oficial do governo não é liberada, há 2 (duas) possibilidades com as quais o Planalto trabalha e analisa:

Porém, apesar disso, é muito importante ressaltar que o Ministério da Cidadania ainda não confirmou, oficialmente, que pode haver novos pagamentos do Auxílio Gás neste mês de fevereiro. E então, caso a decisão seja a de seguir com o pagamento bimestral, o valor do benefício deve ser depositado juntamente com o Auxílio Brasil neste mês para o caso específico de quem já havia o recebido no mês de dezembro do ano passado.

Publicidade

Contudo, se a decisão oficial for a de unificar o pagamento para todos os beneficiários, incluindo tanto quem recebeu em dezembro quanto quem recebeu em janeiro, é provável que a próxima parcela do Auxílio Gás somente venha a ser paga no mês de março para todos os grupos destinatários.

Sair da versão mobile