Auxílio Emergencial chega ao fim no meio da crise?

No mês de dezembro de 2020, o benefício do Auxílio Emergencial chegou a menos famílias brasileiras do que anteriormente. Ou seja, no final do ano, o benefício emergencial alcançou um número menor de lares brasileiros. Ao menos, é isso o que indica um estudo que foi realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, que foi divulgada ainda no mês de dezembro de 2020 em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o auxílio emergencial chegou a um total de 29 milhões de casas brasileiras no mês de outubro de 2020. E este número representa um pouco mais de 42% do total. Mais precisamente, 42,2%.

Anúncio

O que esses números revelam é que o índice de alcance do auxílio emergencial se manteve em um patamar semelhante ao das primeiras parcelas que foram pagas pelo governo. Ou seja, isso significa que mesmo com os novos critérios e requisitos que o governo impôs para a população se eleger como beneficiária do auxílio, a extensão do benefício para 4 novas parcelas de 300 reais cada uma não alterou muito a quantidade de famílias que foram incluídas entre os beneficiários.

E de acordo com o próprio Governo Federal, as regiões Norte e Nordeste seguiram sendo as regiões do país com os maiores percentuais de residências cujas famílias receberam o benefício. Na região Norte, aproximadamente 60% da população chegou a receber o auxílio emergencial, cerca de 58,4%. Na região Nordeste, por outro lado, o número percentual de famílias beneficiárias foi um pouco menor do que na região Norte, mas também não ficou muito distante. Cerca de 56% da população nordestina esteve cadastrada para receber o auxílio emergencial.

Publicidade

Auxílio Emergencial chega ao fim no meio da crise

Na liderança dos estados que tem o maior número de brasileiros que receberam o auxílio emergencial, estão os seguintes estados: O Amapá, com 68,6% da sua população; O Pará, com uma população beneficiária de 62,2%; O Maranhão, com 61,4% de beneficiários; O Alagoas, com 60,3% e o Acre, com 59,6%.

É sempre válido relembrar que o Auxílio Emergencial, no mês de agosto de 2020, passou do valor de 600 reais para a metade desse valor. Ou seja, 300 reais. Foi esse o valor das 4 últimas parcelas do benefício, que começaram a ser pagas ainda no mês de setembro. Na conta geral, constatou-se que o valor médio do auxílio emergencial que foi pago pelo governo aos brasileiros foi de 688 reais, incluindo no cálculo, o valor em dobro que as mães solteiras adolescentes tiveram o direito de receber.

Anúncio

Com a diminuição do valor do Auxílio Emergencial nas suas parcelas finais, muitas famílias sentiram o impacto negativo no orçamento e já tiveram que se readaptar a esta realidade em que o benefício teve o seu valor cortado pela metade. Mas apesar disso, o impacto vai ser ainda maior neste ano de 2021, quando o benefício, de fato, chegará ao fim.

Neste mês de janeiro, a Caixa Econômica Federal (CEF) está liberando os saques e as transferências para os beneficiários do Auxílio Emergencial. O depósito das últimas parcelas já tinha sido feito anteriormente no mês de dezembro de 2020, mas como já vinha acontecendo durante todo o ano passado, o saque em espécie e a transferência entre contas só é liberada depois. E enquanto o saque e a transferência não são liberados pela Caixa, os beneficiários só conseguem movimentar os valores que receberam de forma digital, pelo aplicativo da Caixa Tem.

Publicidade

Auxílio Emergencial continua sendo pago no ano de 2021

Os depósitos do Auxílio Emergencial terminaram em dezembro de 2020, mas a Caixa continua a liberar os saques e as transferências do benefício neste mês de janeiro de 2021. Ao todo, são 10 datas de liberação de saques e transferências que estão marcadas para este ano.

Anúncio

Na última segunda-feira, 4 de janeiro de 2021, a instituição financeira pública liberou o saque dos valores das últimas parcelas para as pessoas que nasceram no mês de março. Nos próximos dias, os demais meses de aniversário vão sendo liberados aos poucos, até chegar no último dia, 27 de janeiro de 2021, data em que os aniversariantes de dezembro poderão sacar ou transferir o benefício que receberam.

Sair da versão mobile