Auxílio Emergencial 2022: como consultar valor em setembro

O mês de setembro de 2022 se aproxima do fim e milhares de brasileiros ainda buscam informações sobre o valor retroativo do Auxílio Emergencial. Um programa de consultas online foi colocado à disposição das pessoas que desejam fazer a consulta do Auxílio Emergencial 2022. Essa é uma verificação que anteriomente era realizada por meio do site oficial da Dataprev.

A Dataprev é a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, uma empresa pública brasileira que tem vínculo com a pasta do Ministério da Economia. Porém, atualmente, a possibilidade de fazer essa consulta por meio do portal da Dataprev já não mais existe. (Veja como solicitar o cartão de crédito Caixa Tem de forma simples e rápida, e aproveite todos os benefícios).

Anúncio

Veja a seguir como fazer para consultar o valor disponibilizado pelo Governo Federal.

Auxílio Emergencial 2022 – Quem pode receber esse valor?

O Auxílio Emergencial 2022 é um benefício social de transferência de renda federal que está disponível somente para um grupo específico de pessoas.

Publicidade

A questão é que os pagamentos do Auxílio Emergencial 2022 se referem ao período mais crítico da pandemia do novo vírus no país.

Com isso, nessa nova rodada de pagamentos, os valores a serem pagos do Auxílio Emergencial são referentes ao benefício de 2020. Ou seja, aos valores que deveriam ter sido pagos para os pais solteiros que são chefes de família, e que estavam inscritos no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, CadÚnico, até o ano passado, mas que, portanto, não foram.

Anúncio

No entanto, a quantia que foi liberada depende especialmente do número de parcelas que não foram resgatadas. Além disso, esse valor é um montante que pode variar na faixa que está compreendida entre R$ 600 reais e R$ 3.000 reais por mês, de acordo com a situação na qual se encontra cada beneficiário.

Auxílio Emergencial para Pais Solteiros

Para ter o direito de receber o Auxílio Emergencial para pais solteiros, será preciso cumprir com alguns requisitos. Dentre eles:

Publicidade

Auxílio Emergencial – Como consultar o valor

A partir de então, já não é mais possível fazer a consulta do benefício social do Auxílio Emergencial no site oficial da Dataprev apenas com o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física). Isso acontece porque um conjunto de novas regras foram estabelecidas pela própria empresa.

Lembrando, nesse sentido, que é a Dataprev que tem a responsabilidade pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente quando o assunto são as informações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Anúncio

Anteriormente, era possível consultar o Auxílio Emergencial somente com o número do CPF, assim como informando a data de nascimento, o nome completo do beneficiário e o nome da mãe.

A partir de agora, é preciso ter uma conta gov.br, fazer o login e só depois fazer a consulta do benefício.

Anúncio

Todavia, apesar disso, desde que se siga todos os passos que foram apresentados logo acima, o site da Dataprev 2022 segue disponível para fazer a consulta do Auxílio Emergencial.

Sair da versão mobile