Auxílio Caminhoneiro: O profissional deverá fazer inscrição para receber o auxílio?

Voucher Caminhoneiro

Auxílio Caminhoneiro

O Governo Federal publicou a regulamento referente ao Auxílio caminhoneiro, cujo pagamento será iniciado em 09 de agosto.

Auxílio Caminhoneiro: Quem terá direito?

Anúncio

De acordo com a portaria ministerial nº de 1º de agosto de 2022, terá direito ao benefício o profissional que:

Requisitos

O benefício será liberado aos profissionais cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) em 31 de maio de 2022. O caminhoneiro deverá estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CPF em dia.

O profissional deverá se inscrever?

O profissional não precisará fazer inscrição para receber o benefício de R$ 1 mil, uma vez que o governo utilizará os dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para selecionar os profissionais que terão direito ao benefício.

Publicidade

Pagamento via Caixa Tem

De acordo com a portaria, o Auxílio caminhoneiro, ou Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro), será pago por meio de uma conta poupança social digital, que poderá ser acessada pelo Caixa Tem.

O benefício será pago num total de seis parcelas que serão liberadas de agosto a dezembro. A parcela de agosto será dobrada, pois será pago o benefício do respectivo mês, assim como a parcela retroativa do mês de julho.

Anúncio

Os valores que não forem movimentados no prazo de 90 dias, contados da data de depósito, retornarão para a União”.

Aplicativo Caixa Tem

Diferente do aplicativo da Caixa, o Caixa Tem funciona exclusivamente para que os brasileiros possam movimentar a conta Poupança Social Digital, utilizada pelo governo para pagar, os mais diversos benefícios, como o próprio Auxílio caminhoneiro.

Publicidade

Por meio do Caixa Tem, o cidadão poderá movimentar o benefício, podendo realizar compras com o cartão de débito ou virtual, realizar transferências, pagar boletos e enviar transferências bancárias e Pix para outras pessoas.

Importante lembrar que o uso do aplicativo é exclusivo para a Poupança Digital Social da Caixa, e tanto a conta quanto o app podem ser acessados de forma totalmente gratuita, assim como os serviços oferecidos que também são gratuitos.

Anúncio

Calendário do Auxílio Caminhoneiro

Veja abaixo o calendário do Auxílio Caminhoneiro:

Como baixar o aplicativo Caixa Tem

O aplicativo Caixa Tem está disponível para ser baixado em celulares com os sistemas operacionais Android e iOS. O passo-a-passo para fazer o download está abaixo:

Anúncio
  1. Acesse a Apple Store ou o Google Play Store e digite “Caixa Tem”. Então, clique no aplicativo e faça o download dele;
  2. Quando estiver pronto para uso, abra o aplicativo e realize o acesso com o número do seu CPF;
  3. Será solicitada a criação de uma senha de 6 dígitos. Por isso, o titular do aplicativo deve criar uma senha segura e fácil de ser lembrada. Se tiver dificuldades em lembrar senhas, é bom anotá-la em um lugar seguro;
  4. Depois disso, basta realizar o uso do aplicativo para todas as funcionalidades que ele oferece.
Sair da versão mobile