Auxílio Brasil vai acabar em 2023? Entenda

Principalmente por conta da troca de governos no Poder Executivo, o programa Bolsa Família, que funcionava até o mês de outubro de 2021 no país, deve voltar a ser o principal programa de distribuição de renda do Governo Federal.

O programa foi criado no ano de 2003, durante o primeiro ano do primeiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesse sentido, com o seu retorno para o Palácio do Planalto, o benefício social também deve voltar. Porém, diante disso, surge a dúvida sobre se a conta dos beneficiários do programa Auxílio Brasil, que foi criada no aplicativo Caixa Tem, vai ser cancelada.

Anúncio

Por sua vez, o Auxílio Brasil é uma criação do governo de Jair Bolsonaro (PL), e nasceu do interesse de tirar a marca de governos anteriores do principal programa de transferência de renda do país. No entanto, a partir de então, uma nova mudança no programa deve acontecer em breve, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro não conseguiu ser reeleito, e o seu principal adversário na corrida presidencial saiu vitorioso.

Aplicativo Caixa Tem

No que diz respeito ao aplicativo Caixa Tem, essa é uma conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal (CEF). E, portanto, deve continuar a ser utilizada pelo Governo Federal como um instrumento de acesso aos benefícios sociais de forma geral, independente de qual for o nome que o programa vai ter daqui para frente.

Publicidade

Embora a Caixa Econômica Federal (CEF) seja um banco público, estatal, a sua proximidade com o atual governo é muito grande. Diante disso, essa é uma afirmação válida por que o aplicativo Caixa Tem, por exemplo, assim como a conta poupança digital social, são iniciativas que foram criadas e desenvolvidas para pagar o Auxílio Emergencial, o que aconteceu ainda na época da pandemia, e que acabou se tornando uma das grandes novidades desse governo. A principal inovação disse respeito ao fato de que vários outros benefícios sociais e trabalhistas que são repassados pela Caixa foram unificados neste único aplicativo.

A troca de nome do programa social de distribuição de renda acabou por gerar uma série de dúvidas. Dentre elas, a dúvida sobre se o aplicativo Caixa Tem vai continuar a ser utilizado como um meio de pagamento com um possível fim do Auxílio Brasil e retorno do Bolsa Família. Nesse sentido, a movimentação dos valores pelo aplicativo é um método que tem sido benéfico para grande parte das famílias, que já não mais precisam ir até o banco para receber o seu respectivo benefício.

Anúncio

Caixa Tem vai acabar junto com o Auxílio Brasil?

Embora o aplicativo Caixa Tem tenha sido criado durante o atual governo de Jair Bolsonaro (PL), ele não é um produto da atual gestão. Dizer isso equivale a afirmar que a conta poupança social digital é um serviço que está a disposição dos brasileiros independente de quem estiver ocupando o cargo mais alto do Poder Executivo.

O mesmo se pode dizer do programa Auxílio Brasil, que embora tenha sido criado neste governo, não é um projeto que deve ser levado somente por essa gestão, podendo ser aproveitado pelos próximos governos. O que acontece, nesse caso em específico, é que a marca do Bolsa Família ainda continua muito popular entre os beneficiários do Auxílio Brasil. Principalmente por isso, o interesse do novo governo em retornar com o antigo nome.

Publicidade

Nesse cenário, não existem informações de que o aplicativo Caixa Tem deixará de existir, tampouco de que as contas de quem recebe o Auxílio Brasil serão canceladas. Até mesmo por que aqueles cidadãos que continuarem a responder aos requisitos de renda, somente serão transferidos para o Bolsa Família e então mantidos no programa social.

Sair da versão mobile