Auxílio Brasil pode acabar neste ano de 2022? Entenda as possibilidades

O Auxílio Brasil é o nome do benefício que foi lançado pelo Governo Federal para cumprir com um objetivo específico do atual mandato presidencial, que é o de substituir o Bolsa Família. Com isso, o novo programa, embora tenha sido tardiamente lançado por conta da crise sanitária vigente desde 2020 no país, teve o seu lançamento no mês de novembro do ano passado. E, desde então, os pagamentos vem sendo feitos pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, os pagamentos do Auxílio Brasil foram feitos somente para os beneficiários que já faziam parte do Programa Bolsa Família anteriormente. E então, os novos beneficiários tiveram que esperar um pouco mais de tempo para serem incluídos. Isso, até que neste mês de janeiro, o Governo anunciou a inclusão de 3 milhões de novas famílias no programa.

Anúncio

A partir de então, o Ministério da Cidadania declarou que a fila de espera de novos beneficiários para entrar no programa Auxílio Brasil está completamente zerada. Dessa forma, ao menos neste mês de janeiro, não há ninguém apto que esteja no aguardo de receber os pagamentos do benefício. Ao todo, os pagamentos do Auxílio Brasil do mês de janeiro serão creditados para um total de 17,5 milhões de famílias cadastradas.

Auxílio Brasil pode acabar neste ano?

O novo benefício social, Auxílio Brasil, ainda não chegou a completar nem mesmo um trimestre de pagamentos. Porém, já existem especulações sobre o que poderia vir a ser um fim do Auxílio Brasil a curto prazo. Esses rumores surgem em função do ano eleitoral e, principalmente, por conta de planos de governo que podem, ou não, incluir o novo programa em suas metas.

Publicidade

Em primeiro lugar, é importante considerar que o Auxílio Brasil é um projeto que foi criado pela equipe que foi formada pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). É, portanto, um projeto do atual governo e que pode vir a ser descontinuado. Mas, apesar disso, nem tudo é tão simples assim.

A própria substituição do Bolsa Família exigiu um rito processual que precisou ser seguido de acordo com a legislação. Nesse sentido, nada pode ser feito fora daquilo que se estabelece na lei. E foi por isso que este processo em específico demandou certo tempo e, inclusive, algum esforço por parte da equipe do Palácio do Planalto. Não foi uma decisão que pode ser tomada da noite para o dia.

Anúncio

Logo, toda e qualquer expectativa que gire em torno de um final dos pagamentos do Auxílio Brasil, embora possa gerar uma possibilidade real em um mandato posterior, não representa uma realidade que estão tão próxima assim de acontecer. Afinal, uma nova substituição do programa social exigiria, novamente, um novo processo, com mais tempo e novos esforços por parte da equipe em atuação no Palácio do Planalto.

Sair da versão mobile