Auxílio Brasil: Inclusão de novas famílias é feita por meio do app Cad Único, veja como

O Governo Federal facilitou a inclusão no Auxílio Brasil para futuros beneficiários do programa de renda.

O cidadão poderá fazer o cadastro, por meio do aplicativo do Cadastro Único, e fará parte do banco de dados da população de baixa renda brasileira.

Anúncio

Em março de 2022, foi lançado o site e o aplicativo do Cadastro Único, e por isso tornou-se desnecessária a ida do cidadão, ao posto do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), responsável por hospedar o departamento municipal do CadÚnico, para atender ao requisito principal para a inclusão no Auxílio Brasil.

Até o lançamento do app, tanto a inscrição inicial quanto a atualização dos dados cadastrais eram procedimentos realizados apenas de forma presencial. A implementação do aplicativo do Cadastro Único foi uma demanda intensa e amplamente solicitada pela população, e que agora, otimiza os trâmites de inclusão no Auxílio Brasil e demais benefícios sociais.

O site do CadÚnico estava ativo há algum tempo, mas suas funcionalidades eram escassas e não atendia os usuários. Com a modernização, o cidadão pode acessar os serviços abaixo relacionados:

Publicidade

Tais funcionalidades estão disponíveis ainda por meio do aplicativo do Cadastro Único. A novidade está no pré-cadastro, que permite que o usuário faça o auto-cadastro, sendo que dessa forma, deverá comparecer ao CRAS somente para a avaliação complementar, o que já agiliza todo o processo.

De acordo com o Ministério da Cidadania, a nova funcionalidade reduzirá as filas e o tempo de espera pelo atendimento nas unidades, já que as famílias chegarão com o pré-cadastro pronto. Após o pré-cadastro, o Responsável Familiar terá 120 dias para ir ao posto de atendimento completar o cadastro do Cadúnico.

Anúncio

O site para consulta do Cadúnico foi modernizado e agora para verificar as informações referentes aos benefícios, o cidadão deverá fazer o login com uma conta Gov.Br.

Como criar uma conta Gov.Br?

Entenda o direito ao Cadastro Único

De acordo com as regras, a família que desejar se inscrever no CadÚnico deve apresentar uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 606,00 ou três salários mínimos como renda familiar, R$ 3.636,00.

Publicidade

Se o grupo familiar se enquadrar nas condições solicitadas acima, basta procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo, situado no município em que reside. Vale ressaltar que é bastante comum ter mais de um CRAS espalhado pela cidade, com o objetivo de atender melhor cada região.

Para se inscrever no CadÚnico será preciso:

Outros documentos

Será essencial apresentar pelo menos um dos documentos a seguir de todos os membros da família:

Anúncio
Sair da versão mobile