Auxílio Brasil: como consultar o benefício e quais são as opções

Atualmente, o Auxílio Brasil é o principal programa de transferência de renda do país. Anteriormente, esse lugar era ocupado pelo Bolsa Família, que foi criado por governos anteriores. Porém, a partir do mês de novembro do ano passado, o Auxílio Brasil substituiu o Bolsa Família, incluindo todos os beneficiários do programa anterior no novo projeto.

Obviamente, o processo de substituição de um programa pelo outro não foi exatamente simples. Tanto é verdade que o Governo Federal investiu nessa discussão por um longo tempo, até que o plano enfim foi colocado em prática. E, a partir de então, toda a estrutura que anteriormente servia ao Bolsa Família, serve agora ao Auxílio Brasil, tanto em termos de calendário de pagamentos quanto de ferramentas digitais para acompanhar os repasses.

Anúncio

Nesse contexto, é muito comum que o cidadão beneficiário tenha como objetivo consultar as informações referentes ao benefício que ele recebe. Em primeiro lugar, fica definido que os procedimentos de consulta estão disponíveis desde que o novo programa foi lançado. E são várias as opções que o cidadão que faz parte do programa pode seguir para consultar as informações que dizem respeito ao seu benefício em si. Algumas delas estão apresentadas logo a seguir.

Consulta Auxílio Brasil pelo aplicativo

A realidade dos aplicativos de banco mudou a forma como as pessoas se relacionam com o dinheiro hoje em dia. Especialmente por conta do surgimento de novos métodos de pagamentos, como é o caso do PIX por exemplo, as pessoas se habituaram a uma nova forma de enviar e receber dinheiro, bem como de fazer repasses de valores de uma forma geral. Nesse sentido, o campo dos benefícios sociais não fugiu a essa regra.

Publicidade

Em primeiro lugar, é importante destacar que o ponto de virada para a inclusão dos benefícios sociais no ambiente digital foi a criação do Auxílio Emergencial em meados do mês de março de 2020. Nessa época, a plataforma do Caixa Tem foi criada como o aplicativo oficial dos repasses do Auxílio Emergencial. Porém, apesar disso, com o passar do tempo, o aplicativo Caixa Tem passou a abarcar outros benefícios sociais. Dentre eles, o Bolsa Família, o FGTS, e, agora, o próprio Auxílio Brasil.

Por isso, o aplicativo Caixa Tem é uma das opções que o cidadão pode seguir para consultar as informações que são referentes ao pagamento do Auxílio Brasil. Lembrando ainda que o Caixa Tem é o aplicativo em que o cidadão pode criar a sua Conta Poupança Social Digital da Caixa Econômica Federal (CEF).

Anúncio

Por meio desta conta do aplicativo Caixa Tem, portanto, o cidadão pode receber o seu dinheiro mensal a título de Auxílio Brasil, bem como movimentá-lo para uma outra conta bancária de sua titularidade ou interesse e fazer pagamentos dentro do próprio aplicativo, sem nem mesmo precisar sair de casa.

Uma outra opção, dentro do universo das plataformas digitais, é o próprio aplicativo Auxílio Brasil, que foi desenvolvido especialmente para atender as necessidades específicas do programa. Portanto, o cidadão que preferir usar esse aplicativo em vez do Caixa Tem, pode baixá-lo e usar para consultar as mesmas informações que podem ser conferidas na primeira opção.

Publicidade

Os dois aplicativos que foram citados logo acima estão disponíveis para os dispositivos móveis cujo sistema operacional é o Android ou o iOS (aparelhos Apple). Portanto, basta ir até a loja de aplicativos do seu celular e procurar por um destes aplicativos: Auxílio Brasil e/ou Caixa Tem.

Porém, apesar da apresentação das plataformas digitais que foram citadas anteriormente, há outras opções que o cidadão pode seguir para ter acesso às informações que dizem respeito ao seu benefício social. Elas estão apresentadas logo em seguida.

Anúncio

Consulta Auxílio Brasil na Caixa

O Governo Federal tornou disponível alguns canais de atendimento telefônico para aqueles que fizeram a opção por este meio para obter informações sobre os benefícios sociais a que tem direito.

Por exemplo, em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar para o número 121, que é o contato oficial do Ministério da Cidadania. Por meio deste número (121), a pessoa pode ter acesso a diversas informações, bem como fazer denúncias que envolvem os pagamentos do Auxílio Brasil quando irregulares.

Anúncio

Além disso, há também a própria Central de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal (CEF), que é o número 111. Por meio deste número de telefone da Caixa, o cidadão pode consultar informações sobre o seu cartão do programa, bem como sobre o saque do seu benefício.

Cabe, portanto, ao cidadão decidir qual é a melhor forma de consulta do Auxílio Brasil para o seu caso. Pode ser pelos aplicativos que foram citados anteriormente, mas também pelos números de telefone logo acima apresentados. Ambos os canais de atendimentos devem estar disponíveis para atender a demanda de informação dos cidadãos que recebem o benefício social todos os meses.

Sair da versão mobile