Auxílio Brasil cancelado: veja como recuperar o benefício em agosto

Diversas famílias terão o Auxílio Brasil cancelado nos próximos dias. Isso porque, o Ministério da Cidadania tem feito algumas exigências para que o benefício continue a ser liberado, uma delas é exatamente a atualização do Cadastro Único.

O Auxílio Brasil é um programa do Governo Federal que chegou para substituir o Bolsa Família. Então, para ter acesso ao benefício, as famílias devem cumprir alguns requisitos, o principal é ser de baixa renda.

Anúncio

Desse modo, todos os meses são adicionados novos grupos de beneficiários no programa, a depender do orçamento que o governo tem disponível. Enquanto isso, outros grupos são excluídos em razão de desatualizações.

Inclusive, a grande movimentação de cancelamento do Auxílio Benefício irá acontecer porque a partir do próximo mês, o benefício será de R$ 600,00, em uma ação inédita do programa.

Publicidade

Logo, foi autorizada a entrada no programa de mais de 1 milhão de novas famílias, mas outras serão automaticamente desligadas do auxílio.

Auxílio Brasil cancelado – Entenda os motivos!

Os beneficiários podem ter o Auxílio Brasil descontinuado ou cancelado por uma série de motivos, mas o principal deles é a ausência de informações da família na base de dados do Governo.

Anúncio

Então, quando o Governo Federal não consegue fazer um cruzamento dos dados das famílias para garantir a veracidade das informações ou quando não tem as informações atualizadas dos beneficiários, o cancelamento acontece.

Por essa razão, é muito importante que as famílias que recebem o Auxílio Brasil mantenham seus dados atualizados no sistema, assim é possível garantir o recebimento dos benefícios todos os meses.

Publicidade

Então, para resumir, confira alguns dos motivos que levam ao cancelamento do Auxílio Brasil:

Como consultar a situação do Auxílio Brasil?

Quem desconfia de que em breve terá o seu Auxílio Brasil cancelado ou que já não está mais recebendo o benefício mensalmente, pode fazer a consulta da situação.

Anúncio

Hoje o Governo Federal disponibiliza o acesso a sua plataforma para que as famílias consigam conferir como está a situação do seu cadastro no Auxílio Brasil.

Para isso, o usuário deve:

Anúncio

Desse modo, o portal irá exibir as informações do benefício, mostrando se o beneficiário está com seu cadastro ativo ou não.

Além disso, é possível fazer essa consulta também no aplicativo do Caixa Tem ou Auxílio Brasil. Em ambos os aplicativos, o acesso é realizado mediante o número do CPF.

Como recuperar o Auxílio Brasil cancelado?

Caso o usuário verifique que o Auxílio Brasil está cancelado ou bloqueado, é provável que ele deixe de receber o benefício de R$ 600 do programa que começará a ser pago no mês de agosto.

Então, para que isso não aconteça, o responsável familiar precisa fazer a atualização dos dados junto ao Cadastro Único. Portanto, deve comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo com todos os documentos dos familiares em mãos.

Inclusive, o Governo Federal estabeleceu alguns prazos para que esse processo de atualização aconteça. Veja:

Aqueles beneficiários que estão com os dados desatualizados desde os anos de 2016 e 2017 podem ter o Auxílio Brasil cancelado nos próximos dias, por isso devem realizar a atualização e averiguação do cadastro o quanto antes.

Sair da versão mobile