Auxílio Brasil bloqueado em 2022? Confira possível causa

O Governo Federal iniciou o pagamento da parcela de fevereiro do Auxílio Brasil na última segunda-feira, 14 de fevereiro. Com isso, muitos brasileiros estão interessados em saber se terão direito ao benefício. No entanto, alguns beneficiários reclamam que não receberam a parcela de janeiro ou parecem estar com o benefício bloqueado.

Vale lembrar que o Auxílio Emergencial teve os seus pagamentos finais realizados no mês de outubro de 2021. Porém, o benefício emergencial continua a ser pauta de diversos assuntos que envolvem os novos benefícios sociais do Governo Federal. Dentre eles, o Auxílio Brasil. E o motivo por trás disso já é, na verdade, conhecido entre a população.

Anúncio

O que vem acontecendo são os processos de auditoria dos pagamentos que foram feitos a título de Auxílio Emergencial. Recentemente, uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) identificou que o total dos pagamentos irregulares do Auxílio Emergencial gerou um prejuízo de aproximadamente R$ 809 milhões de reais. Apesar disso, o Governo ainda não confirmou quais medidas serão tomadas para tentar reverter essa perda para os cofres públicos.

Embora não tenha sido confirmado, informações de bastidores do Palácio do Planalto dão conta de que o Ministério da Cidadania pode investir em um movimento de bloqueio dos benefícios sociais dos cidadãos que foram identificados como recebedores de pagamentos irregulares do auxílio emergencial em 2020 ou 2021.

Publicidade

Portanto, se houver um beneficiário do Auxílio Brasil que tenha recebido um pagamento irregular do Auxílio Emergencial, este pode ser penalizado com o bloqueio do seu benefício mensal. Outra opção que pode ser seguida daqui em diante é o processo de devolução do dinheiro.

Se houver um novo ciclo de devolução do Auxílio Emergencial, o Ministério da Cidadania deverá enviar notificações para os cidadãos, informando a forma de devolver o dinheiro e o procedimento que deve ser adotado a partir de então. Geralmente, as notificações do ministério acerca da devolução do auxílio são enviadas para o número de telefone celular que foi informado pelo cidadão em seu cadastro no programa.

Anúncio
Sair da versão mobile