Auxílio Brasil 2022: veja como fazer o cadastro em junho

O Auxílio Brasil foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de auxiliar famílias de baixa renda no país. A liberação dos valores destinados a esse programa é feita como ocorria no Bolsa Família, de maneira escalonada, obedecendo-se o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).

No mês de junho os pagamentos terão início no dia 17, finalizando no dia 30.

Anúncio

Beneficiários do programa Auxílio Brasil em 2022

O benefício do Auxílio Brasil foi criado a fim de abranger famílias de baixa renda, logo, este é o primeiro requisito para ter direito ao valor concedido pelo programa. Algumas hipóteses são:

Com base na lei que criou este benefício, é preciso comprovar o cumprimento de alguns requisitos para receber e manter o Auxílio Brasil, como:

Como realizar o cadastro para receber o Auxílio Brasil?

Não há como se cadastrar para receber o Auxílio Brasil de forma direta com o programa, pois esse benefício não possui a sua própria base de cadastro. Portanto, é preciso cumprir os requisitos citados acima.

Publicidade

Quem preenche todos os requisitos, deve se inscrever no Cadastro Único no CRAS mais próximo, e lembrar de sempre manter esses dados atualizados. Com base nas informações do CadÚnico, o Ministério da Cidadania define quem pode ou não receber o benefício do Auxílio Brasil.

Basta que um único representante da família compareça ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), portanto os documentos de identificação de cada integrante da família. Então, não existe a opção de se cadastrar pela internet.

Anúncio

Pagamento do benefício Auxílio Brasil

Os beneficiários – que cumprem os requisitos exigidos pelo programa – podem receber o valor do Auxílio Brasil através de suas contas bancárias digitais, o Caixa Tem. Esse é o mesmo aplicativo criado para o pagamento do Auxílio Emergencial, que também pagava o Bolsa Família. Agora, com ele, é possível receber o Auxílio Brasil.

O pagamento dos valores pode ser realizado por meio das contas que foram criadas no aplicativo Caixa Tem. Caso não tenha uma conta nesse aplicativo, ao se cadastrar no CadÚnico, o beneficiário pode informar outra conta. Essa é a importância de manter os dados sempre atualizados.

Publicidade

Calendário de pagamento do Auxílio Brasil

O calendário de pagamento do benefício Auxílio Brasil foi elaborado com base no NIS final do beneficiário, sendo assim, os dias de pagamento são:

Calendário do Auxílio Brasil em junho

Sair da versão mobile