Auxílio Brasil 2022: calendário de março e pagamentos; veja quem recebe hoje (18)

A partir desta sexta-feira, 18 de março, o Governo Federal inicia o pagamento de mais 1 (uma) parcela do Auxílio Brasil a milhões de beneficiários. Este é o programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família a partir do mês de novembro do ano passado.

Dessa forma, o novo programa social continuou com o mesmo formato de pagamentos do programa anterior, ou seja, o novo projeto organizou os pagamentos do benefício de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão beneficiário.

Anúncio

Além disso, os pagamentos seguem sendo feitos, de acordo com o formato que foi adotado pelo Governo, nos últimos 10 (dez) dias úteis de cada mês. Portanto, considerando os fins de semana deste mês de março, o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil neste período se inicia no dia 18/03 e se encerra no dia 31/03.

Auxílio Brasil 2022

Calendário de Pagamentos

Mês de Março (03)

No início deste ano de 2022, houve a liberação do calendário oficial de pagamentos do Auxílio Brasil. O calendário foi então divulgado pela primeira vez pelo Ministério da Cidadania, que é a pasta que tem a responsabilidade pela coordenação do programa como um todo, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e, obviamente, orientados pela equipe econômica do atual ministro Paulo Guedes (Economia).

Publicidade

Ademais, a Caixa Econômica Federal (CEF) é também a instituição responsável pela parte da operacionalização financeira do benefício. Ou seja, os repasses dos valores mensais do Auxílio Brasil são feitos especialmente por este banco público. Desse modo, os pagamentos do benefício no mês de março irão acontecer da seguinte forma:

Nesse sentido, é muito importante destacar que é preciso movimentar os seus valores recebido de auxílio dentro de um prazo de 120 dias. Em resumo, isso significa que se você não fizer o saque do benefício neste tempo, o valor do auxílio que foi pago em conta retorna para os cofres públicos de forma automática.

Anúncio

Pagamentos do Auxílio Brasil 2022

Os pagamentos do Auxílio Brasil se iniciaram durante o ano passado, no dia 17 de novembro, ou seja, os pagamentos do novo benefício social começaram exatamente no mesmo mês em que o Governo Federal finalizou os pagamentos do Auxílio Emergencial. Esse que, por sua vez, foi um benefício que garantiu um apoio financeiro para as famílias que se encontravam em situação de vulnerabilidade social durante os vários meses de pandemia.

Então, foi assim que, a partir do mês de dezembro, a gestão começou a adotar o valor de R$ 400 reais por mês como o valor mínimo do programa. Essa quantia, portanto, deve permanecer, ao menos, até o mês de dezembro desse ano, que é o período pelo qual o Auxílio Brasil já está com o seu calendário garantido.

Publicidade

As parcelas do Auxílio Brasil são pagas por meio da conta poupança social digital do aplicativo Caixa Tem, ou por meio das contas correntes regulares que foram cadastradas pelos próprios beneficiários no seu momento de entrada no programa.

Quem pode receber o Auxílio Brasil?

Podem participar do programa Auxílio Brasil os grupos familiares que tem inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, é importante se encaixar nas seguintes situações de renda:

Anúncio

Dessa forma, ainda que cumpra com todos os critérios que foram elencados logo acima, a família ainda vai entrar para a chamada “Lista de Espera do CadÚnico“. Em outras palavras, somente será possível receber o Auxílio Brasil se houver a disponibilidade de recursos. E quando isso enfim acontece, o próprio Governo Federal anuncia a entrada de novas pessoas no programa, o que chegou a acontecer nos meses de janeiro e fevereiro.

Sair da versão mobile