Até quando pode entregar a declaração do imposto de renda 2023?

Até que dia pode entregar a declaração do Imposto de Renda 2023? Essa é uma dúvida muito comum entre os cidadãos brasileiros. Uma pergunta importante, uma vez que perder o prazo de entrega de declaração significa que a pessoa terá que pagar uma multa para a Receita Federal. Logo, esse não é o tipo de prejuízo que se deve descuidar. Portanto, a atenção aos prazos é fundamental.

Nesse ano de 2023, a declaração do imposto de renda pode ser entregue até o final do mês de maio. Esse é um prazo que dará aos brasileiros, um tempo de pouco mais de 2 (dois) meses para preencher e entregar a declaração. Afinal, o prazo de entrega das declarações do IR começa a contar a partir do próximo dia 15 de março.

Anúncio

Em resumo, o prazo para entregar a declaração do imposto de renda começa no dia 15 de março e termina no dia 31 de maio desse ano. Como se pode ver, o prazo foi ampliado nesse ano. Nos anos anteriores, esse prazo era consideravelmente mais curto, embora também tenha sido estendido em outras ocasiões, especialmente por conta da crise sanitária que predominou no país, e no mundo, nos últimos anos.

Anteriormente, o prazo de entrega das declarações do imposto de renda costumava ir até o dia 30 de abril. Portanto, isso significa que, nesse ano de 2023, os contribuintes brasileiros terão um tempo acrescido de um mês a mais. É um tempo considerável, mas que, apesar de mais flexível, não deve ser subestimado. Afinal, para os casos específicos de alguns contribuintes, a reunião de documentos e de informações leva algum tempo. E, então, adiar esses processos não é recomendado.

Na verdade, quanto antes for possível fazer o download do programa da Receita Federal, incluir as suas informações e enviar os seus documentos, mais fluido esse processo será para o contribuinte. Afinal, quanto mais cedo começar, mais tempo se tem para tirar dúvidas e/ou corrigir informações que forem necessárias antes da entrega da declaração do imposto de renda.

Publicidade

Imposto de Renda 2023

Prazos

Sair da versão mobile