5 dicas para passar em concursos públicos

Concursos públicos são sempre boas opções de carreiras, já que o funcionalismo público costuma pagar salários superiores ao setor privado e a grande maioria das vagas não requer ensino superior completo. Além disso, ser aprovado em concurso público garante estabilidade na carreira já que o governo não pode demiti-lo(a) por qualquer motivo.

Se você também busca passar em um concurso público, confira algumas dicas abaixo:

Anúncio

1. Escolha a vaga que deseja prestar

Em primeiro lugar você deve saber qual concurso prestar. Não adianta querer prestar para diferentes vagas pois o conteúdo de cada concurso é bastante específico. Diferente de vestibulares, onde a prova é composta por questões de diversas matérias, no concurso público as provas são específicas. Por isso, leia o próximo tópico.

2. Estude. Invista em apostilas ou cursos específicos para vaga que procura.

Como dito no item anterior, o tema das provas é bastante específico, por isso, dedique um tempo considerável para estudar antes de se candidatar à vaga. O lado bom é que existem muitos sites que disponibilizam conteúdos gratuitos com dicas para você se preparar para cada tipo de concurso. Você encontrará este conteúdo fazendo uma simples busca pelo Google ou acessando vídeos de canais no Youtube.

Publicidade

Outra opção é investir dinheiro e comprar apostilas ou cursos online para concursos públicos. Esta opção é sempre a preferida por muita gente pois você consegue criar um cronograma de estudo particular e dedicar este tempo em sua própria casa. Sites como Alfa Concursos, Gran Cursos e Nova Concursos são apenas algumas referências. Caso opte por essa opção, uma dica de ouro é conseguir desconto em apostilas ou cursos em sites de cupons de desconto.

3. Pratique o conhecimento adquirido na teoria

Muitas pessoas estudam o conteúdo de apostilas e não praticam o conhecimento. Praticar faz muita diferença e é um passo a mais para quem quer ir bem nas provas. Uma dica é fazer perguntas em cada capítulo e respondê-las ao final da leitura. Outra dica importante é que por mais que não saio o edital, procure responder as perguntas dos concursos anteriores. Quanto mais perguntas ao tema você responder, mais elementos você vai gravar para ir bem nas provas.

Anúncio

4. Tenha foco e disciplina. Não ligue para concorrentes

Essa dica é super importante pois a maioria das pessoas enxergam a quantidade de vagas que o concurso público oferece e, se for baixo, muitas desistem. Coloque na sua cabeça o que você quer para sua carreira e se prepare. Pense que a maioria das pessoas não se preparam para a prova e uma grande porcentagem nem comparecem no dia. Portanto, se você realmente quer se aprovada, estude, se prepare e tenha foco.

Seja disciplinada. Crie um cronograma de estudos semanal pra você se preparar. Quando temos que estudar para algo sabemos que o mais difícil é começar. Portanto, não enrole e comece cedo seus estudos. Tenha disciplina e foque no seu objetivo maior.

Publicidade

5. Descanse a mente. Não se Pré-ocupe

Descansar a mente é preciso. Uma mente muito exaustiva não consegue funcionar com a mesma qualidade e efetividade que uma mente cansada. Portanto, descansar, se distrair, dormir e ficar um tempo ocioso deve fazer parte do seu cronograma de estudo. Separe na sua agenda momentos para você se distrair, sair de casa, encontrar amigos, meditar, entre outros exemplos.

Estudos mostram que nossa mente perde o poder de foco a cada 25 minutos. Procure fazer uma pausa em tempos e tempos durante os seus estudos. Busque um copo de água, se espreguice um pouco, dê uma caminhada. No final você vá ver que o importante é o quanto de matéria você absorveu e não quantas páginas você leu.

Anúncio

Dica final

Procure dormir bastante no dia anterior da prova. Não abra nenhum livro e não leia nada relacionado ao tema. Procure ficar com a mente tranquila. O que você teve que estudar até então, você estudou. O dia da prova deve ser exclusivo para a prova.

Boa sorte na busca de sua carreira e no concurso que escolher.

Anúncio
Sair da versão mobile