3ª Parcela do Auxílio Emergencial: pagamento começa dia 17

O auxílio emergencial é uma medida do Governo Federal para proteger os trabalhadores informais durante a pandemia. O objetivo da medida é justamente que esses profissionais possam ficar em suas casas durante a pandemia. Garantindo através do auxílio, uma renda que seja capaz de manter a dignidade dessas pessoas enquanto o afastamento social é necessário.

Entretanto, nos últimos pagamentos do auxílio emergencial o que foi visto é preocupante. Vários dos cadastrados se aglomeraram nas agências da Caixa Econômica em todo o país.

Anúncio

Os beneficiários do Bolsa Família começam a receber a terceira parcela do auxílio emergencial a partir do dia 17 de junho. O calendário da terceira parcela seguirá o calendário da segunda, de forma que quem receberá primeiro serão os beneficiários do Bolsa Família, de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social).

Quanto aos trabalhadores informais o valor será creditado em conta poupança social digital da Caixa de maneira escalonada, seguindo o mês de nascimento. Entretanto para retirar o dinheiro em especie os trabalhadores precisarão aguardar 10 dias a partir do depósito. O governo federal irá divulgar o calendário de pagamento da terceira parcela.

Publicidade

Como funciona o pagamento do auxílio emergencial?

Ao realizar seu cadastro como beneficiário do programa, você pode escolher se deseja receber o valor em conta da Caixa ou de outro banco. Mas e quem não tem uma conta bancária para receber? A Caixa liberou o saque do auxílio emergencial em caixas eletrônicos ou lotéricas Caixa para aqueles que não possuem conta em banco.

O processo é simples e bastante seguro. Para receber a confirmação é feita com um token gerado pelo aplicativo, que será solicitado no caixa eletrônico. O token gerado no app só possui duração de 2 horas, ou seja, o ideal é que você crie o token no app quando já está próximo de sacar seu dinheiro.

Anúncio

Se estiver na fila da lotérica, por exemplo, e faltam apenas 2 pessoas para serem atendidas, é hora de criar seu token. Caso o token criado não seja utilizado em 2 horas após sua geração, ele fica inválido e é preciso gerar outro para sacar.

O que é a Conta Poupança Social?

A Caixa Econômica Federal utilizou-se da criação de uma conta poupança para que os valores do auxílio emergencial pudessem ser creditados. Mesmo quem indicou uma conta corrente da Caixa ou Banco do Brasil teve essa conta digital aberta em seu nome.

Publicidade

Esse processo ocorre para que o valor do benefício seja enviado para a conta poupança e possa ser utilizado de acordo com o calendário de liberação do benefício.

Os valores disponibilizados nessas contas digitais podem ser transferidos ou sacados de acordo com o calendário de pagamento. A conta digital possibilita a transferência de seus R$600 para qualquer outra conta em seu nome, independentemente de qual seja o banco destinatário.

Anúncio

Dessa forma é possível movimentar seu dinheiro sem precisar ir até uma agência da Caixa para sacar o valor integral. Se você informou uma conta do Banco do Brasil ou da própria Caixa Econômica, o dinheiro depositado em sua poupança digital será enviado para a conta informada automaticamente. Sempre respeitando o calendário de pagamento.

Aproveite as facilidades do digital

Nesse momento de pandemia, o mais indicado a fazer é aproveitar as facilidades do digital para evitar aglomerações.

Anúncio

Infelizmente, muitas pessoas se dirigem as agências da Caixa Econômica porque estão com dúvidas ou por desconhecimento do calendário de pagamento. Isso gera aglomerações, colocando em risco a vida de todos que estão nas longas filas que se formam. O ideal é que todos aqueles que possuem conta corrente usem a facilidade de movimentar o dinheiro online.

Aproveitando para pagar as contas online e com isso, evitar sair de casa e se expor a filas. O pagamento online é muito mais seguro e prático nesse momento de pandemia.

Fique de olho no calendário

Se não existe a possibilidade de enviar o benefício para uma conta corrente em seu nome, é preciso ir sacar em lotérica ou agência da Caixa Econômica. O ideal nesse caso, é que você prefira ir até o ponto mais próximo da sua casa, sempre usando máscara e evitando ficar próximo das demais pessoas.

É importante manter o afastamento de no mínimo 1 metro de distância de cada pessoa presente na fila. Caso seja possível, evite ir em horários de pico, como as primeiras horas do dia. É muito comum que as pessoas queiram receber logo e por ansiedade, se aglomerem na porta da lotérica antes mesmo que ela abra. Prefira horários menos cheios para diminuir os riscos e sacar seu dinheiro com maior segurança.

Sair da versão mobile