Estratégias de SEO para rankear seu site

Independente de qual seja a mídia ou o formato escolhido, quem busca alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca necessita utilizar estratégias de SEO para rankear seu site. Proprietários de sites que querem crescer a sua página ou o seu negócio sabem da importância de se manterem bem posicionados, uma vez que esse posicionamento garantirá uma quantidade cada vez maior de visitas ao site.

Contudo, essa tarefa não é tão simples como se imagina. Isso porque o posicionamento nas primeiras páginas do Google requer a utilização de diversas estratégias voltadas ao aprimoramento da experiência do usuário. Nesse caso, você precisa entender cada uma delas e aplicar no seu site. Fazendo isso, é possível escalar posições e pouco a pouco chegar ao topo.

Anúncio

Dessa forma, pensando em ajudar os leitores, trouxemos algumas estratégias de SEO voltadas exclusivamente a melhorar o seu posicionamento em qualquer mecanismo de busca. Sendo assim, se você quer saber quais são e como aplicá-las no seu site, continue acompanhando esse texto e fique por dentro de tudo que reunimos.

Faça um diagnóstico em conjunto com check-list das melhorias que precisam ser feitas

De início, é necessário realizar um diagnóstico para saber se a sua página na Internet está realmente preparada para conseguir gerar mais tráfego. Isso porque, muitas pessoas desejam aparecer nos primeiros resultados de busca do Google e ter destaque no seu site, no entanto, isso não acontece, em grande parte, por falta de preparo adequado.

Publicidade

Nesse caso, é imprescindível realizar uma análise do seu site para saber quais são os pontos positivos e os negativos, bem como aqueles que estão precisando de correção. Existe uma ferramenta totalmente gratuita disponibilizada na internet que pode fazer essa análise. O nome da ferramenta é SEO Checker

Anúncio

Ao utilizá-la, você precisa informar apenas o endereço do seu site, de modo que ela irá rastrear todos os seus concorrentes e verificar se o seu site está de acordo com os melhores. Nesse caso, se algum ponto precisar de correção, a ferramenta irá indicar qual é, assim como as adaptações necessárias. Você pode ainda adquirir a versão paga da ferramenta, que irá disponibilizar uma série de outros recursos voltados a análise do site, realização de diagnósticos e opções de correção.

Registre o seu site em grandes plataformas, como o Google Meu Negócio 

De acordo com informações publicadas pelo próprio Google, cerca de 3 bilhões de pesquisas são realizadas por dia em sua plataforma. Nesse caso, se você deseja melhorar o posicionamento do seu site, é necessário estar cadastrado nos motores de busca, como é o caso do Google Meu Negócio e outros.

Publicidade

Ao fazer isso, você traz muito mais visibilidade para sua empresa ou para o seu site. Isso porque, o hábito de consumo das pessoas passou por grandes mudanças nos últimos anos. Isso significa dizer que, antes de adquirir qualquer produto ou serviço, os consumidores buscam informações na internet acerca deles. Sendo assim, ao estar ausente dos mecanismos de pesquisa, muitas pessoas irão escolher o seu concorrente ao invés de você. Logo, essa é uma das ótimas estratégias de SEO para se manter competitivo e em pé de igualdade com os demais. 

Anúncio

Crie estratégias de palavras-chave

As melhores estratégias de SEO para quem quer aparecer nos primeiros resultados de busca no Google se iniciam a partir da criação de planos envolvendo palavras-chave corretas. Nesse caso, quem busca ranquear o site precisa ficar atento a essas informações e guiar as suas estratégias a partir delas.

Dessa forma, você pode iniciar a escolha das palavras-chave certas a partir de uma reunião daquelas que possuem relação com aquilo que você está querendo promover. Contudo, não foque apenas nos serviços e produtos que você oferece. É interessante focar também em cada uma das etapas que o cliente irá passar até que ele finalmente adquira o que você está vendendo. A partir disso, todo o conteúdo da sua página deve ser focado na experiência dos consumidores. 

Anúncio

Ao escolher as palavras-chave, o próximo passo consiste em produzir os conteúdos. Em seguida, concentre os seus esforços justamente em atrair novos visitantes para o seu site. Logo, mantendo a consistência certa e separando as palavras-chave ideais, com pouco tempo o seu site estará aparecendo nos primeiros resultados de busca do Google.

Se aprofunde nos conteúdos

Os mecanismos de pesquisa do Google sabem como é um site que possui muitas “iscas de clique” e tendem a evitar qualquer página que tente atrair os espectadores com conteúdo curto. Em outras palavras, a inteligência artificial do Google consegue perceber quando o seu site possui um conteúdo extremamente raso, que não acrescenta em nada na vida dos leitores e que apenas está ali em busca de cliques para ganhar dinheiro.

O Google leva em consideração o tamanho de um artigo ao determinar se uma página está pronta para atrair cliques. Todas as pesquisas mostram que os artigos devem ter pelo menos 500 palavras para evitar serem rotulados como click-baiting. O Google considera os artigos como sendo de qualidade aqueles com comprimento mínimo de 500 palavras. No entanto, os 10 primeiros resultados geralmente contêm artigos com mais de 2.000 palavras, ou seja, os maiores artigos são mais bem vistos. 

É possível criar um artigo mais bem escrito usando textos bem elaborados, que podem abranger uma gama mais ampla de assuntos e tópicos. Porém, se você não tiver tanta experiência na escrita de textos longos, pode começar criando artigos com apenas 500 palavras. À medida que sua escrita melhorar, você pode aumentar esse número de palavras e aprofundar mais os seus textos.

Contudo, fique bastante atento na hora de escrever os seus artigos e jamais copie de outros presentes na internet. Informações importantes não devem ser copiadas e coladas de outras fontes. Isso é considerado plágio e fará com que as classificações do mecanismo de pesquisa do seu site caiam. 

Crie conteúdo relevante, de qualidade e que tire as dúvidas e resolva os problemas dos seus leitores, ao invés de copiar; isso aumentará sua posição, mantendo sua originalidade e fazendo com que você apareça nos primeiros resultados de busca. Essa é considerada uma das melhores estratégias de SEO.

Aproveite os links internos

Mais uma das grandes estratégias de SEO que especialistas utilizam consiste nos links internos do site. Isso porque a inteligência artificial do Google costuma fazer uma varredura em todos os links presentes em um site, seja aqueles que estão direcionando para outra página na internet, conhecidos como backlinks, assim como os que direcionam para o próprio site ou artigo, conhecidos como links internos.

Quando você cria links internos para o seu próprio site, direcionando os leitores para outros artigos, isso faz com que o Google entenda que as demais páginas também são relevantes. Além do mais, essa estratégia também aumenta a quantidade de visualizações no site e nos anúncios presentes nele. É uma excelente forma de fazer com que os leitores continuem na sua página. 

Troca de backlinks 

O Google vê as citações em outros sites (backlinks) como uma confirmação de que um conteúdo é extremamente relevante para a consulta do pesquisador. Quando uma página recebe links de outras páginas de alto nível, o Google entende que essas outras páginas acreditam que o conteúdo da sua página é tão importante que precisavam mencioná-lo. Se uma página recebe links de outras páginas de alto nível, parte da autoridade do Google é transferida para a página do link.

Em outras palavras, podemos dizer que quando grandes sites que possuem conteúdos relevantes e de qualidade postam com frequência os backlinks para o seu site, isso faz com que autoridade desses grandes sites também seja repassada para o seu, possibilitando que ele ganhe algumas posições nos motores de busca do Google.

Construir uma presença positiva na web geralmente requer oferecer links de qualidade em troca. Essa via de mão dupla entre os colaboradores permite que eles troquem links sem nenhum esforço de ambas as partes, ou seja, tanto a pessoa que possui um backlink seu no site dela, quanto você que possui um backlink dela em seu site saem ganhando. 

Os motores de busca deram mais importância às páginas com links externos graças a esta tendência. Nas páginas de um determinado site, você raramente encontrará todas as informações sobre um assunto específico. Os sites que fornecem links externos ajudam os usuários a encontrar informações relacionadas, redirecionando-os para outras páginas com as demais informações. Contudo, é necessário utilizar backlinks com cautela, evitando criar vários para o mesmo site, pois o Google pode entender como spam e penalizar o seu site.

Foque na experiência dos leitores

O Google se preocupa muito com a experiência que o usuário tem quando clica em um resultado de pesquisa e visualiza a página de destino correspondente. Para entender melhor, pense naquele site que demora “horas” para abrir. Nesse caso, é natural que os usuários saiam da página antes de carregar completamente. Do contrário, um site rápido e com o carregamento otimizado melhora a experiência dos leitores.

Sites que apresentam um carregamento lento geralmente não são bem vistos pelo Google, fazendo com que ele não o recomende para os leitores na hora que eles pesquisarem alguma palavra-chave presente no seu conteúdo. Consequentemente, esses sites terão uma alta taxa de rejeição.

O Google rastreia a experiência de seus usuários por meio da taxa de rejeição. A ferramenta utilizada por ele penaliza as páginas quando muitos visitantes saem logo após interagir com o site. Isso ocorre quando os leitores percebem que o conteúdo é de baixa relevância e qualidade ou que o site demora muito para carregar. O Google considera esse comportamento negativo e compensa rebaixando a página.

A empresa entende que a velocidade da página e os tempos de carregamento ruins afetam negativamente a experiência do visitante. Como resultado, tende a penalizar as páginas com essas características em seus rankings. Ele está tão preocupado com o tempo de carregamento das páginas que criou uma ferramenta chamada PageSpeed ​​para ajudar com esse problema.

Sendo assim, se você está notando que o seu site está demorando muito para carregar, vale a pena otimizar as páginas e melhorar a experiência dos leitores. A partir dessa ação, o Google voltará a ranquear o seu site e melhorar o seu posicionamento. Especialistas apontam que essa é uma das melhores técnicas de SEO para quem quer aparecer na primeira página dos buscadores.

Sempre coloque a palavra-chave no título

Quando você pesquisa algum site no Google ou outros mecanismos de busca, a primeira coisa que aparece é o título do seu artigo. Nesse caso, os especialistas afirmam que é sempre necessário colocar a palavra-chave do seu artigo no título do texto.

O título é extremamente importante, tendo em vista que ele é a primeira coisa que os mecanismos de busca irão ler em relação ao seu site. Além do mais, também é a primeira parte onde irão clicar quando quiserem entrar na sua página.

Sendo assim, ao escolher uma palavra-chave específica que você irá enfatizar ao longo do seu texto, dê preferência também para colocá-la no título. É importante também que você faça isso de forma natural, deixando a palavra legível para os leitores. Nada de colocar palavras-chave que distorcem a mensagem que você quer passar.

Conclusão

Como foi possível perceber ao longo do presente texto, existem diversas opções de estratégias de SEO que você pode usar para ranquear o seu site e fazer com que ele fique em primeiro lugar nos mecanismos de busca da internet, seja ele o Yahoo, Bing, Google ou qualquer outro. As que foram citadas são consideradas pelos especialistas como sendo as melhores.

Sendo assim, se o seu foco é aumentar o número de visitas no site, assim como melhorar a autoridade e o seu posicionamento, vale a pena aplicar cada uma delas. Em pouco tempo, será possível perceber excelentes resultados quanto ao seu site. Se ele for monetizado com anúncios, você vai perceber um aumento significativo nos ganhos. Portanto, se gostou do conteúdo, não esqueça de deixar o seu like e compartilhar este artigo com os seus amigos. Fazendo isso, você nos ajuda a crescer, assim como ajuda quem tem dúvidas em relação ao tema.

Sair da versão mobile