UFMA aprova 20% de bônus nas notas do Enem para estudantes maranhenses

UFMA 2018: Cursinho cidadania

UFMA 2018: Cursinho cidadania

UFMA aprova 20% de bônus para estudantes maranhenses pelo Conselho de Ensino; Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Maranhão.

A iniciativa faz parte da política educacional afirmativa; que dispõe sobre o ingresso qualificado de estudantes de escolas públicas e privadas do Maranhão na Universidade; por meio do acréscimo de 20% nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Anúncio

A aprovação ocorreu por meio de votação em sessão nessa segunda-feira, 9 de outubro; no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) da Cidade Universitária dom Delgado.

A proposta foi apresentada pelo deputado Marco Aurélio (PCdoB); presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação, que foi recebida, em maio, pela reitora Nair Portela e discutida em junho, no campus de Imperatriz.

A pró-reitora de Ensino, Dourivan Câmara, foi a relatora da sessão; que contou com a participação do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB); e o deputado Bira do Pindaré (PSB).

Publicidade

UFMA aprova 20% de bônus para estudantes maranhenses

O acréscimo valerá para todos os alunos que tenham cursado o 9º ano do ensino fundamental e o 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão; e optem pela graduação em qualquer um dos campi da UFMA.

De acordo com o deputado Marco Aurélio, a medida visa diminuir a exclusão de estudantes maranhenses do processo de Seleção Unificada (Sisu); em contraste com a evasão de candidatos aprovados naturais de outros estados do país, após os primeiros períodos de graduação na UFMA.

Anúncio

A reitora Nair Portela garantiu a continuidade do processo com o encaminhamento da proposta de implantação da política para a Pró-Reitoria de Gestão e Finanças (PROGF); para acertos em questões administrativas antes da publicação da Resolução.

Sair da versão mobile