(Enem/2024-PPL) O sertanejo verá o nascimento de outro Brasil, que não será o da palhoça, o das febres, o da verminose, o do analfabetismo. Para todos se abrirão as perspectivas de um Brasil integrado na unidade real da terra e no sentimento comum de que essa unidade já está viva na grande nova capital, levantada no Planalto Central: Brasília. Não há dúvida de que o presidente Juscelino Kubitschek despertou grande parte do território nacional.
Quem viu quase imobilizada aquela imensa região e, hoje, a contempla palpitante de vida, poderá imaginar o que significa tudo isso para o futuro do Brasil.
Brasília é um marco histórico no movimento de emancipação nacional. Correio Braziliense, 26 abr. 1960 (adaptado).
O texto faz referência a uma mudança de perspectiva acerca da integração nacional que relaciona
A) correspondências oficiais e patriotismo.
B) elementos paisagísticos e desenvolvimentismo.
C) artefatos regionais e federalismo.
D) relatórios médicos e industrialismo.
E) mensagens parlamentares e socialismo.
RESOLUÇÃO:
O texto menciona a criação de Brasília como um símbolo de integração nacional e desenvolvimento. A transferência da capital para o Planalto Central tinha como objetivo centralizar o poder político e econômico do país, promovendo o desenvolvimento de regiões até então pouco exploradas e integrando-as ao restante do território. Esse projeto reflete a visão desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitschek, que buscava modernizar o Brasil por meio de grandes obras de infraestrutura e industrialização.
Resp.: B
VEJA TAMÉM:
– Questão resolvida sobre governo JK, do Enem 2014-PPL
Organize seus Estudos
Post-it, 3M, Bloco de Notas, Cascata Misto, 4 Cores
Preço: R$31,90