INEP abre inscrição do Enem 2022

O INEP abre a inscrição do Enem 2022, que será realizada até 21 de maio, sendo que os candidatos poderão fazer a inserção de documentos digitais, desde que satisfaçam as regras do edital.

As notas do Enem serão usadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023), sendo que na edição de 2022 foram oferecidas mais de 222 mil vagas em 115 universidades e institutos federais.

Anúncio

Cidades de aplicação

Conforme edital, o Enem 2022 será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação das duas versões do exame, impressa e digital, podem ser consultados na Página do Participante.

Inscrição Enem 2022

Os interessados em participar do Enem 2022 (Digital ou impresso), isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br).

A taxa de inscrição custará R$ 85 e poderá ser paga até dia 27 de maio, sendo que nesta edição, haverá três formas de pagamento, sendo por meio de boleto, cartão de crédito e Pix.

Publicidade

Documentos

Nesta edição de 2022, o Inep incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Atendimento Especializado

O participante que precisar de atendimento especializado deve realizar a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprovem a necessidade do atendimento.

Anúncio

Recursos oferecidos

Será oferecido recurso para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Documentação

O solicitante de atendimento deverá anexar, na Página do Participante:

Publicidade

Tempo Adicional

Conforme edital, o participante que solicitar tempo adicional precisa justificar, no laudo médico, de forma expressa, o motivo da solicitação de acessibilidade. No caso de lactante, a certidão de nascimento da criança, com idade inferior ou igual a um ano, deverá ser anexada na Página do Participante.

Nome Social

Outra inovação é com relação ao tratamento por nome social, cujo participante, que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Anúncio

Para aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante.

Calendário oficial Enem 2022

Veja abaixo as datas de cada etapa do exame:

Anúncio

Obrigatoriedade de máscara

De acordo com informações do edital, o uso de máscara durante a prova estará ligado às regras de cada estado ou município. Isto é, se na sua cidade estiver liberado não utilizar máscaras em ambientes fechados, assim também será no local de prova. Enquanto que, se as determinações do seu local de aplicação do exame exigirem a máscara de proteção à covid-19, então, será obrigatório seu uso.

Edital Enem 2022

Sair da versão mobile