Enem: Motivos para participar do Exame

Gabarito Enem 2017

Gabarito Enem 2017

Enem: Motivos para participar do Exame, que terá a participação de mais de 6 milhões de inscritos na edição de 2017; tornou-se  atualmente o principal vestibular do país.

Enem: Motivos para participar do Exame

O Exame é a porta de acesso ao Ensino Superior, incluindo todas as universidades federais e algumas estaduais; além das faculdades privadas que usam as notas do exame em seus processos de seleção.

Anúncio

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo por meio do qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem; ofereceu aproximadamente 230 mil vagas em janeiro de 2017 e aproximadamente 2,5 milhões de candidatos se inscreveram. Na edição do meio do ano, no mês de julho, foram 887 mil candidatos para 52 mil vagas oferecidas.

Enem e as milhares de vagas oferecidas

Até 2009, o Enem tinha apenas o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos do Ensino Médio e, com isso, aprimorar a educação no país.

Em sua primeira edição, realizada em 1998, teve pouco mais de 150 mil inscrições. A partir de 2005, com a vinculação do exame à concessão de bolsas pelo ProUni, cresceu a importância da prova, que teve 2,2 milhões de inscritos naquele ano.

Publicidade

Vantagem de fazer o Enem

Desde então, as principais instituições do país passaram a adotar a prova em seus vestibulares. De acordo com informações do  Ministério da Educação, 500 universidades no país já usam o resultado do exame como critério de seleção.

A principal vantagem para os candidatos que participam do Enem é de, com uma única prova, que é dividida em dois dias; ter a facilidade de concorrer para inúmeras vagas nas mais diversas instituições de ensino; o que aumenta as chances de ingressar em uma universidade pública e nos melhores cursos do país.

Anúncio

Vagas no Exterior

Além das vagas nas principais universidades públicas brasileiras como a UFRJ, a UFRGS, a UnB e a UFC; o Enem serve ainda como  ingresso em algumas instituições do exterior. Em Portugal, que mantém convênio com o Inep, possui mais de 20 universidade que aceitam o Exame para ingresso tais como as universidades de Coimbra, do Porto e de Lisboa.

No Canadá, o Enem é aceito como certificação acadêmica do aluno em instituições como, por exemplo; a UBC (The University of British Columbia), juntamente com outros documentos.

Publicidade

Vaga Fies e Prouni

O Exame garante ainda participar da seleção dos programas de bolsas que são Fies e Prouni; que ajudam alunos carentes a custearem seus estudos em instituições de iniciativa particular.

Sair da versão mobile