O Enem 2024 será aplicado daqui a três meses e a ansiedade toma conta dos estudantes do Ensino Médio, os quais estão na reta final de preparação.
A primeira prova do Exame está marcada para o dia 3 de novembro. Nesse dia, os estudantes deverão elaborar a redação. A dica é saber tudo sobre a redação do Enem para evitar surpresas e decepções.
Os estudantes que participaram de outras edições do Enem e obtiveram notas altas ou nota máxima (1.000) na redação das edições anteriores recomendam que futuros participantes entendam a fundo como é a prova para se darem bem. Outro conselho é treinar, treinar e treinar.
Professores indicam, também, que os inscritos para o Enem fiquem atentos a temas da atualidade e que sempre carreguem bons repertórios culturais para usar na hora da prova da redação do Enem.
Saiba o que é repertório cultural na redação do Enem
Como é a redação do Enem?
A redação do Enem deve ser feita no formato dissertativo-argumentativo e conta com a seguinte particularidade: o tema normalmente é uma questão-problema de cunho social. Os inscritos devem analisar o assunto em questão e desenvolver uma proposta de intervenção, que é uma possível solução para o problema citado.
Para trabalhar melhor o tema da redação do Enem 2024, os estudantes contam com textos ou elementos de apoio para o participante, como gráficos, charges, mapas, propagandas e obras de arte. Vale lembrar que a produção textual é a única parte dissertativa do Enem e tem peso muito importante para a nota.
Temas da redação do Enem
Para se dar bem na prova de redação do Enem 2024, é interessante saber quais temas já caíram e quais temas podem ser trabalhados nesta edição. O tema da redação do Enem costuma ser de cunho social e aborda uma questão-problema que envolve um público específico ou alguma minoria.
Já foram trabalhados assuntos ligados à violência contra a mulher, intolerância religiosa, publicidade infantil, racismo, entre outros. Nos últimos anos, os participantes do Enem escreveram sobre temas mais variados, tais como acesso ao cinema, doenças mentais e invisibilidade e registro civil.
Como é a correção da redação do Enem?
A redação do Enem é avaliada por dois corretores e, em caso de grande divergência de pontuação, um terceiro faz a correção. São consideradas discrepâncias de notas quando houve diferença de mais de 100 pontos no total da prova ou mais de 80 pontos em qualquer uma das competências.
A correção é feita por competências, ou seja, aspectos que são esperados na redação do participante. O Enem adota cinco competências, cada uma com nota de 0 a 200 pontos, podendo o estudante totalizar nota mil em sua produção textual.
As cinco competências do Enem
Competência 1: Ter domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2: Compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema.
Competência 3: Saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.
Competência 5: Elaborar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Como evitar tirar zero na redação?
É possível zerar a redação do Enem. Veja em quais casos o participante pode receber zero na prova:
– Fuga total ao tema
– Escrever texto que não seja dissertativo-argumentativo
– Prova em branco, mesmo que o participante tenha feito a redação no rascunho
– Textos que tenham até 7 linhas manuscritas (se for em Braille, provas com menos até 10 linhas serão zeradas)
– Cópia dos textos da prova de redação ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante
– Ofensas, xingamentos, desenhos ou outras tentativas propositais de anulação
– Sinais gráficos ou números que não tenham função no texto
– Parte que esteja desconectada do tema proposto
– Assinatura, rubrica ou qualquer identificação fora do local específico
– Texto que tenha predominância de língua estrangeira
– Texto ilegível
Enem 2024
Os inscritos farão as provas do Enem 2024 em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro em várias cidades do Brasil.
A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.
Veja abaixo a distribuição das provas:
03/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens
10/11, das 13h às 18h30: 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Saiba como fazer a redação do Enem
O estudante encontra várias formas de estudar para o Enem 2024. Confira abaixo algumas delas:
- Leia artigos produzidos por professores
- Resolva provas anteriores
- Treine para a redação do Enem
- Faça simulado específico para o Enem
- Leia dicas de estudo para o Enem
- Assista às videoaulas para o Enem.