Enem 2022: Inscrição será a partir de 10 de maio

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, hoje (29), o Edital do Enem 2022, cujo documento apresenta as datas e as regras do exame educacional.

Inscrição Enem 2022

Conforme Edital do Enem 2022, os estudantes poderão fazer as inscrições entre os dias 10 e 21 de maio. A taxa de inscrição custará R$ 85 e poderá ser paga até dia 27 de maio.

Os pedidos de isenção de taxa de inscrição já foram recebidos. Justificativas de ausência de candidatos que ganharam a gratuidade, mas não puderam comparecer às provas também já foram aceitas.

Anúncio

Os interessados em participar do Enem 2022 (Digital ou impresso), isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br).

Provas do Enem 2022

Conforme edital, os inscritos farão as provas do Enem 2022 em dois domingos consecutivos, nos dias 13 e 20 de novembro em várias cidades do Brasil. Haverá opção de fazer testes impressos e testes on-line.

Publicidade

A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado no mês de outubro.

Anúncio

Distribuição das provas:

Edital Enem 2022

Para que servem as notas do Enem 2022?

  1. Vagas no Sisu: Pela nota no Enem o aluno disputará vagas em universidades públicas e gratuitas através do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Veja como funciona o Sisu, e como você usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro.
  2. Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Veja aqui o que é o Prouni, Programa Universidade para Todos.
  3. Financiamento Fies: Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. O candidato estuda primeiro, e só paga depois que terminar a graduação.
  4. Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais. A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.
  5. Complemento ao vestibular: Várias instituições utilizam as notas do Enem como complemento para o Vestibular.
  6. Substituição ao Vestibular: Diversas instituições utilizam as notas do Enem para ingresso em seus cursos de graduação, de forma que o estudante fique dispensado de realizar as provas para ingresso.
  7. Seleção para vagas ociosas: Após todas as chamadas pelo Sisu, as universidades públicas utilizam as notas do Enem para ingresso nas vagas ociosas de seus cursos.
  8. Seleção para transferência de cursos de graduação: As instituições têm utilizado as notas do Enem para selecionar os candidatos a transferência para seus cursos de graduação.
Sair da versão mobile