Enem 2020: Quais são os recursos de Acessibilidade?

Enem

Enem (foto http://inep.gov.br/)

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova democrática, que conta com a participação de milhares de estudantes, de todas as regiões brasileiras.

Enem 2020: Quais são os recursos de Acessibilidade?

No período de inscrição do Enem 2020, o candidato deverá indicar de qual atendimento especializado necessita.

Anúncio

No ato da inscrição o candidato deverá informar a(s) condição(ões) que motiva(m) a solicitação: baixa visão; cegueira; visão monocular; deficiência física; deficiência auditiva; surdez; deficiência intelectual (mental); surdocegueira, dislexia; deficit de atenção; autismo; discalculia; gestante; lactante; idoso; estudante em classe hospitalar e/ou outra condição específica.

Surdocegueira

Deficiência auditiva

Lactantes

A participante que solicitar atendimento para lactante deverá, nos dois dias de realização do exame, levar um acompanhante adulto, que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda do lactente, ou seja, a participante lactante não poderá ter acesso à sala de provas se estiver acompanhada do lactente (a criança). O acompanhante da participante lactante não poderá ter acesso à sala de provas e deverá cumprir as obrigações do edital do Enem, inclusive as referentes à guarda de objetos. Durante a aplicação das provas, qualquer contato entre a participante lactante e o respectivo acompanhante deverá ser presenciado por um aplicador. Não será permitida a entrada do lactente e do acompanhante após o fechamento dos portões.

Situação Hospitalar

O participante em situação de classe hospitalar é aquele cujo processo formal de escolarização ocorre no interior de instituição hospitalar ou afim, na condição de estudante internado para tratamento de saúde.

Publicidade

O participante deverá ainda, no ato da inscrição, solicitar o auxílio de acessibilidade de que necessita, de acordo com as opções apresentadas: prova em braile, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), videoprova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, sala de fácil acesso e/ou mobiliário acessível.
A videoprova em Libras e a prova compatível com o software leitor de tela serão disponibilizadas em mídia eletrônica e executadas em um computador disponibilizado pelo Inep.

Documentos

a) nome completo do participante;

Anúncio

b) diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);

c) assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Publicidade

a) o nome completo do participante internado e o seu CPF;

b) o diagnóstico, com a descrição da condição que motivou a solicitação;

Anúncio

c) o nome e o endereço completo do hospital, com UF/município, bairro, logradouro e CEP;

d) a assinatura e a identificação do médico e/ou profissional especializado responsável.

Anúncio

Resultado da Análise da documentação

O resultado da análise do documento comprobatório deverá ser consultado pelo endereço <enem.inep.gov.br/participante>, a partir do dia 29 de maio de 2020.

Recursos

Em caso de reprovação da documentação anexada, o participante poderá solicitar recurso das 10h do dia 1º de junho às 23h59 do dia 5 de junho de 2020 (horário de Brasília), pelo endereço <enem.inep.gov.br/participante>. O participante deverá inserir novo documento que comprove a necessidade do atendimento especializado.

O resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado deverá ser consultado na página do participante, a partir do dia 10 de junho de 2020.

Sair da versão mobile