Enem 2020: Candidatos que conseguiram isenção de taxa deverão se inscrever no Exame

Enem

Enem (foto http://inep.gov.br/)

A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 não é automática para quem solicitou e teve o pedido de isenção deferido.

O participante deverá se inscrever na Página do Participante, até 22 de maio. Quem conseguiu a isenção finaliza a inscrição em menos tempo, porque já declarou vários dados requisitados pelo sistema do Enem.

Anúncio

Estudantes beneficiados com a Isenção de taxa do Enem 2020

Ao longo do período de solicitação de gratuidade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou aproximadamente 3,4 milhões de pedidos no sistema.

Finalização da inscrição

Os beneficiados com a isenção de taxa deverão concluir a inscrição e complementar informações, como língua estrangeira escolhida para a prova; se necessita de algum atendimento especializado e em qual cidade pretende realizar o Enem.

Gratuidade da inscrição para quem não solicitou no período

Quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se enquadrar nos perfis previstos nos editais do Enem, terá a isenção de ofício, a partir da análise dos dados declarados no sistema de inscrição.

Publicidade

Tal medida foi adotada com o objetivo de facilitar o processo para quem teve dificuldades em realizar a solicitação de isenção, devido às restrições impostas pelo isolamento social decretado para conter a propagação da pandemia da COVID-19.

Nível de Segurança

Em 2020, o Enem acrescentou mais um nível de segurança, com a identificação pela foto. Quem não anexou a foto ou quiser trocá-la na Página do Participante deve aproveitar o prazo aberto para recepção de inscrições, que vai até sexta-feira, dia 22 de maio.

Anúncio

Os interessados em fazer o Enem 2020, e que não se enquadram nos perfis de isentos, precisarão gerar o boleto na finalização da inscrição. O valor é o mesmo do ano passado, R$ 85, que deverá ser pago até o dia 28 de maio.

Sair da versão mobile