Enem 2019: Veja como é o processo de elaboração das questões

Enem Seriado

Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (Imagem: https://enem.inep.gov.br/)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 teve início no último domingo, com a participação de milhares de estudantes.

O exame é constituído de quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. Para que essas questões cheguem ao caderno de provas, cada item passa por várias etapas, que têm início meses, ou até anos, antes da aplicação da prova.

Anúncio

Produção das Questões do Enem

As questões estão em constante produção e, muitas vezes, são propostas em anos anteriores à edição do Enem.  As questões fazem parte do Banco Nacional de Itens (BNI), um repositório de questões à disposição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a elaboração das provas.

Início do Processo

O processo tem início com a publicação de editais de credenciamento de colaboradores que podem ser direcionados a pessoas jurídicas (instituições de ensino) ou pessoas físicas (professores). A partir do credenciamento, é realizada uma seleção para classificação dos perfis que passarão a compor o banco de colaboradores.

Aprovação

Do momento de elaboração até a sua efetiva aprovação, o item passa por um fluxo de revisão que garante a qualidade técnica e pedagógica, com vistas à sua seleção para compor um Caderno de Questões do Enem.

Publicidade

Etapas

Processo de Elaboração das provas do Enem

O processo de elaboração das provas é feito com os itens disponíveis no BNI. Em tal processo, é levada em conta uma série de quesitos, tais como:

Após a seleção dos itens de cada área do conhecimento, a prova passa por uma cuidadosa revisão linguística e, em seguida, é diagramada; quando chega ao formato da aplicação.

Anúncio

O processo, com exceção dos pré-testes, ocorre no Ambiente Físico Integrado Seguro, um espaço de segurança máxima, dentro do Inep, que só pode ser acessado após uma série de procedimentos de segurança.

O que é o BNI?

O BNI é uma coleção de itens de testes de natureza específica – organizada segundo determinados critérios – disponíveis para a construção de instrumentos de avaliação. É  dessa coleção que saem os itens que fazem parte do processo de pré-testagem que é um conjunto de itens exposto a uma amostra populacional com características semelhantes àquelas que possui o público-alvo do Enem; e tem por objetivo a estimação de parâmetros; tais como a dificuldade; o grau de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso da questão.

Publicidade

Fonte www.inep.gov.br

 

Anúncio
Sair da versão mobile