Isenção do Enem 2021 será a partir de 17 de maio, veja o cronograma do Exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma oficial para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) em todo o Brasil.

O edital do Enem 2021 contém todas as informações que os candidatos precisam saber para realizar o exame, a estrutura das provas, cronograma e critérios de avaliação.

Enem 2021: Isenção de taxa e justificativa de ausência Enem 2020

O candidato deverá acessar o site <enem.inep.gov.br/participante>, no período de 17 a 28 de maio de 2021(horário de Brasília-DF), e preencher os dados solicitados pelo sistema.

Anúncio

Resultado 

O resultado da isenção de taxa será liberado no dia 9 de junho de 2021, por meio do site <enem.inep.gov.br/participante>.

Cronograma Enem 2021

Para que servem as notas do Enem 2021?

Abaixo os programas e seleções que utilizam as notas do Enem para acesso ao ensino superior:

Publicidade

1-Vagas no Sisu: Pela nota no Enem o aluno disputará vagas em universidades públicas e gratuitas através do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Veja como funciona o Sisu, e como você usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro.

Anúncio

2-Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Veja aqui o que é o Prouni, Programa Universidade para Todos.

3-Financiamento Fies: Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. O candidato estuda primeiro, e só paga depois que terminar a graduação.

4- Ingresso em mais de 50 Instituições Portuguesas.

Publicidade

5-Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais. A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.

6-Complemento ao vestibular: Várias instituições utilizam as notas do Enem como complemento para o Vestibular.

Anúncio

7- Substituição ao Vestibular: Diversas instituições utilizam as notas do Enem para ingresso em seus cursos de graduação, de forma que o estudante fique dispensado de realizar as provas para ingresso.

8-Seleção para vagas ociosas: Após todas as chamadas pelo Sisu, as universidades públicas utilizam as notas do Enem para ingresso nas vagas ociosas de seus cursos.

9-Seleção para transferência de cursos de graduação: As instituições têm utilizado as notas do Enem para selecionar os candidatos a transferência para seus cursos de graduação.

Sair da versão mobile