Como gerar o boleto do Enem 2024 em pdf?

Processo de pagamento da inscrição do ENEM 2024

Enem ( Imagem: Divulgação)

Para gerar o boleto do ENEM 2024 em PDF, os candidatos devem seguir um procedimento simples e seguro diretamente por meio da Página do Participante. Confira abaixo o passo a passo sobre como realizar essa tarefa.

Após realizar sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o estudante que não obteve a isenção da taxa deverá gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição.

Anúncio

Procedimento para gerar o boleto do ENEM 2024

Acesso ao Site: Primeiro, acesse o site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) dedicado ao ENEM. O endereço é Página do Participante.

Login: Na Página do Participante, entre com seu CPF e a senha cadastrada no sistema. Caso não se lembre da senha, há uma opção para recuperá-la no próprio site.

Área do Participante: Uma vez logado, navegue até a seção de pagamentos ou GRU (Guia de Recolhimento da União).

Publicidade

Emissão do Boleto: Selecione a opção para gerar o boleto de pagamento. O sistema irá gerar automaticamente o documento em formato PDF.

Impressão ou Download: Após a geração do boleto, você pode optar por imprimir o documento diretamente ou salvar em seu computador ou dispositivo móvel para pagamento posterior.

Anúncio

Dicas Importantes

Prazo de Pagamento: É crucial estar atento ao prazo de vencimento do boleto. O pagamento após a data pode resultar na não efetivação da inscrição no exame.

Confirmação de Pagamento: Após realizar o pagamento, é recomendável acessar novamente a Página do Participante alguns dias úteis depois para confirmar se o pagamento foi processado com sucesso.

Publicidade

Problemas Comuns: Caso encontre dificuldades para gerar ou pagar o boleto, é aconselhável entrar em contato com o atendimento do INEP pelo telefone ou pelo Fale Conosco disponível no site.

Ao seguir esses passos, os candidatos podem assegurar sua participação no ENEM 2024, evitando contratempos com o pagamento da taxa de inscrição.

Anúncio

Cronograma do ENEM 2024

Certifique-se de manter todas as informações relevantes em fácil acesso e seguir todas as orientações para evitar erros na inscrição e no pagamento do ENEM 2024.

Sair da versão mobile