Presidente da Câmara dos Deputados solicita adiamento do Enem 2020

Enem

Enem (foto http://inep.gov.br/)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), solicitou no dia 14 de maio de 2020, ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o adiamento da aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020.

Tal solicitação de deve à pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19. Segundo Rodrigo Maia é “Um pleito importante que eu fiz ao presidente, e ele ficou de avaliar, disse que é muito importante e que havia uma demanda muito grande da Câmara, é o adiamento do Enem. Ele ficou muito sensível, ficou de avaliar e dar uma resposta”.

Anúncio

Versão do Inep e MEC

O ministro e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), Alexandre Lopes, em reunião com os deputados, disseram que se o exame for adiado 2020 será considerado um ano perdido. Eles justificaram ainda aos parlamentares, que no ano passado 60% dos inscritos já tinham terminado o Ensino Médio; e que uma revisão de calendário poderá acontecer nos próximos meses, mas não agora.

Acompanhamento da Inscrição do Enem 2020

O INEP e o MEC têm monitorado a situação da pandemia Covid-19 e os acessos dos estudantes ao site do Enem. Nesta semana, em reunião com o Consed, houve a iniciativa de emissão de relatórios diários das inscrições, por estado e município, para que haja um melhor acompanhamento da inscrições. Se houver necessidade, poderá haver prorrogação da inscrição, o que será divulgado amplamente; e se ainda for necessário, no mês de agosto, será analisada a necessidade de alterar o cronograma do Enem 2020.

Inscrição Enem 2020

Conforme edital, a inscrição do Enem estará disponível  até 22 de maio, na Página do Participante. O estudante que foi beneficiado com a isenção não está inscrito automaticamente no Enem 2020; portanto deverá acessar o sistema e realizar seu cadastro no referido período.

Publicidade
Sair da versão mobile