Enem 2020: Motivos para zerar a redação

Enem 2020

Exame Nacional do Ensino Médio

Os candidatos ao Enem 2020 estão na reta final de preparação para as provas do Exame, que contará com quase seis milhões de candidatos.

Redação Enem 2020

A redação é uma importante etapa, pois ela é um dos critérios de desempate nos programas federais que são o Prouni e o Fies.

Anúncio

Motivos para tirar zero na redação do Enem

Conforme regra da Cartilha de Redação do Enem 2020, receberá nota zero se ela apresentar uma das características a seguir:

Texto Argumentativo-dissertativo

De acordo com a Cartilha, o texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Ele deverá ser fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza, pois é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião; e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.

Objetivo do texto argumentativo-dissertativo

O objetivo do texto argumentativo-dissertativo é, em última análise, convencer o leitor de que o ponto de vista em relação à tese apresentada é acertado e relevante. Para tanto, mobiliza informações, fatos e opiniões, à luz de um raciocínio coerente e consistente.

Publicidade

Instruções importantes para a redação do Enem 2020

Candidatos Autistas

Ainda de acordo com a Cartilha, a partir de 2020, as redações dos participantes que apresentam transtornos do espectro autista serão avaliadas por uma banca especializada. Serão adotados critérios de avaliação que levem em conta questões linguísticas específicas relacionadas ao autismo, em conformidade com o inciso VI do art. 30 da Lei nº 13.146, de 6 de junho de 2015 .

Fonte Cartilha Redação Enem 2020

Anúncio
Sair da versão mobile