Enem 2020: 5,7 milhões de inscritos para o exame e data da prova será decidida por enquete

Enem 2020

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 vão de 6 a 17 de abril

Após a finalização das etapas de inscrição e pagamento da taxa pelos participantes não isentos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou 5.783.357 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Total de inscritos Enem 2020

São 5.687.271 inscrições para o Enem impresso e 96.086 para o Enem Digital, novidade desta edição:

Anúncio

De acordo com o Inep, ações como a criação da aplicação digital da prova, a ampliação do período para pagamento e a concessão de gratuidade automática a todos os inscritos que se enquadrassem nos perfis de isenção de taxa; mesmo sem pedido formal, podem ter contribuído para superar os desafios impostos pela pandemia de COVID-19 e aumentar a marca dos participantes confirmados para o exame.

Perfil dos candidatos

Em relação à faixa etária, mais da metade dos participantes confirmados tem até 20 anos de idade.

Quando analisado o perfil de idade para o exame em sua aplicação digital, verifica-se percentual também significativo de participantes mais velhos, já acima da idade escolar: 36,3% têm de 21 a 30 anos de idade e 19%, de 31 a 59 anos. O Inep registrou a inscrição de 182 pessoas com 60 anos ou mais para realizar o Enem Digital.

Publicidade

Mulheres são maioria no exame

Mais uma vez, mulheres são maioria no Enem 2020, com 60% das inscrições confirmadas.

Raça

Quanto ao perfil de raça e cor autodeclarado pelo total dos inscritos, 47% são pardos; 34,7% são brancos; 13,3% são pretos; 2,2% são amarelos; 0,7% são indígenas e os demais optaram por não informar.

Anúncio

Atendimento especializado

O Inep recebeu quase 55 mil solicitações de atendimento especializado para fazer as provas do Enem 2020 impresso; e trabalha ainda na análise e no deferimento dos pedidos; já que os participantes tiveram a oportunidade de complementar a documentação durante período de recurso, que foi de 15 a 19 de junho.

Os resultados consolidados de atendimento estarão disponíveis para consulta a partir do dia 25.

Publicidade

Conforme informações do INEP, são garantidas condições especiais para fazer as provas do Enem aos participantes em situações e condições de: autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual (mental), deficit de atenção, discalculia, dislexia, estudante em situação de classe hospitalar, gestante, idoso, lactante, surdez, surdocegueira, visão monocular e outra deficiência ou condição especial (sob análise).

Nome Social

Balanço preliminar ainda aponta que os inscritos fizeram 2.184 solicitações por atendimento pelo nome social nas provas do Enem.

Anúncio

Enquete Enem 2020

Os participantes devem ficar atentos às próximas etapas do Enem 2020 e ao cronograma de aplicação das provas. Os inscritos podem opinar e contribuir, de forma voluntária, com a sugestão da data de realização do exame, por meio da Página do Participante, em enquete que ficará aberta até o dia 30 de junho.

São três opções para votação, considerando o adiamento das provas em 30, 60 ou 180 dias das datas previstas em edital:

Anúncio

 

 

Sair da versão mobile